Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Edição 2022 terminará com a apresentação do ator Pascoal da Conceição, que interpreta Mário de Andrade, e palestra da jornalista e curadora Joselia Aguiar

O projeto Bibliocircuito encerra a programação da edição 2022 neste final de semana, em Londrina, com a quarta e última dose da Vacina Antropofágica. Como convidados estão o ator paulistano Pascoal da Conceição, que interpreta o escritor modernista Mário de Andrade, e a jornalista Joselia Aguiar, que dirigiu a Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e já foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Eles estarão em Londrina nesta sexta (12) e sábado (13), no evento que traz reflexões sobre a Semana de Arte Moderna de 22 e a Antropofagia e integra as comemorações dos 70 anos da Biblioteca Pública de Londrina. Na sexta-feira, Pascoal da Conceição já desembarca no aeroporto incorporado de Mário de Andrade (1893-1945), para uma apresentação às 20 horas, na Biblioteca Pública (Av. Rio de Janeiro, 413). Na palestra-espetáculo “Mário de Andrade Desce Aos Infernos”, o ator interpreta textos originais em poesia, prosa, conferência e crônica, além de falar da trajetória do poeta e de sua importância na luta pela cultura nacional, a participação na Semana de Arte Moderna em 1922 e outros eventos.

“Mário de Andrade Desce Aos Infernos” é título do poema escrito pelo amigo Carlos Drummond de Andrade em 1945 e publicado no livro “A Rosa do Povo”. Refere-se à viagem de Orfeu aos infernos em busca da sua musa, sua inspiração, sua força, seu muiraquitã. A palestra-espetáculo tem entrada gratuita (com lotação por ordem de chegada), sendo que depois haverá um bate-papo com o público.

Além de incorporar Mário de Andrade no teatro e na televisão, Pascoal da Conceição desempenha o papel durante performances em eventos, manifestações culturais, ocupações e protestos em favor da cultura por todo o país. Com uma trajetória de 50 anos em teatro, cinema e TV, o ator, diretor e produtor paulistano teve vários trabalhos de destaque em sua carreira. Atuou em várias montagens do Teatro Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, na série infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” (TV Cultura) como Dr. Abobrinha e nas minisséries “Um Só Coração” e “JK” (Rede Globo), como Mário de Andrade.

Singular e Plural – No sábado (13), às 10 horas, na Biblioteca Pública de Londrina, o Bibliocircuito receberá a jornalista e curadora Joselia Aguiar para a palestra “Singular e plural: uma visão sobre curadorias em espaços de cultura”.

A partir de sua experiência à frente de curadorias em instituições públicas e privadas de diferentes portes, Joselia Aguiar compartilha suas ideias, seu processo criativo e pesquisa de repertório, bem como as muitas interações e diálogos envolvidos em projetos dessa natureza. Um olhar voltado à potência dos encontros e às trocas com a diferença. Joselia Aguiar foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no período de 2017 a 2018 e de outros eventos literários, como o Festival da Mantiqueira (2014). Também dirigiu, entre 2019 e 2021, a Biblioteca Mário de Andrade, a maior de São Paulo e a segunda maior do Brasil em acervo.

Nascida em Salvador (BA), Joselia Aguiar é jornalista da área de livros, editora, curadora e autora de não ficção. Com “Jorge Amado – uma biografia” venceu o prêmio Jabuti 2019, na categoria Biografia, Documentário e Reportagem. Neste momento, trabalha em seu segundo livro, sobre a pintora paulista Djanira da Motta e Silva (1914-1979).

É bacharel em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Folha de S.Paulo como repórter, redatora, correspondente em Londres e colunista de livros, e foi editora da EntreLivros, revista mensal de livros já extinta.

Sobre o Bibliocircuito – O Bibliocircuito é um projeto que busca desenvolver um circuito cultural a partir da Biblioteca Pública de Londrina. Entre os meses de fevereiro e maio, o projeto já realizou oficinas, debates, conferência, apresentações artísticas, sarau e shows, em um movimento de valorização da Biblioteca como centro cultural. A Prefeitura de Londrina patrocina a ação por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) através do financiamento pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O Bibliocircuito é realizado pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná, e tem curadoria do jornalista e professor Renato Forin Jr., da bibliotecária e pesquisadora, Sueli Bortolin, e do professor e pesquisador Marcio Carreri.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.