Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação de sexta-feira (27) a domingo (29) inclui variadas atrações culturais envolvendo grandes nomes do Modernismo

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza recebe, de sexta-feira (27) a domingo (29), o Projeto Bibliocircuito 22 – Modernismo e Antropofagia, com várias atividades. Esta será a terceira dose da Vacina Antropofágica, que é tema do Bibliocircuito desenvolvido desde fevereiro. Em toda a programação, as atividades estão sendo oferecidas gratuitamente. O endereço da Biblioteca Pública é Avenida Rio de Janeiro, 413.

Na primeira etapa, ou primeira dose da vacina Antropofágica, foram realizadas oficinas on-line com a participação de mais de 200 pessoas de todo o Brasil. A segunda dose ofertou oficinas práticas na Biblioteca Pública Municipal de Londrina e, nesse final de semana, inicia a terceira etapa.

Para o curador do Bibliocircuito, Renato Forin, a ideia para realizar o projeto Bibliocircuito surgiu com o objetivo de fomentar a Biblioteca Pública Municipal e as ações de incentivo ao livro e à leitura. “ A programação aborda ícones do Modernismo, como Mário e Oswald de Andrade, representados pelos convidados Pascoal da Conceição e Rudá de Andrade, mas também a atualização daqueles ideais, principalmente a redescoberta de um Brasil real, por vozes que reivindicam hoje os seus lugares até então invisibilizados pela história oficial, como acontece na arte indígena, feminista e afro-brasileira” disse.

Na sexta-feira (29), a partir das 17h30, ocorre a abertura da “terceira dose da vacina antropofágica”, em comemoração dos 70 anos da Biblioteca Pública de Londrina e os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Na ocasião, haverá uma exposição voltada ao poeta e escritor paulista Mário de Andrade, com o tema “Macunaíma no coração de Londrina”. A mostra inclui objetos do acervo do professor Carlos Okawati, que também é pesquisador ferrenho da obra de Mário de Andrade há mais de 50 anos e possui um dos maiores acervos do Brasil.

De acordo com o professor Carlos Okawati, a exposição visa proporcionar ao público a oportunidade de entender a importância da Semana de Arte Moderna de 1922. “Em especial, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, publicado em 1928 e que é o livro mais brasileiro de todos os livros brasileiros.  A obra rompeu os limites entre a cultura erudita e a cultura popular, entre o moderno e o tradicional, misturando os regionalismos de todos os sotaques brasileiros numa grande feijoada cultural nacional desgeograficada em busca da identidade nacional”, frisou.

A exposição traz ainda obras raras, como revistas, recortes de jornais, fotografias, cartazes e objetos pessoais de Mário de Andrade; e ficará disponível até 13 de junho.

A abertura contará com a presença do ator paulistano Pascoal da Conceição, que há anos interpreta Mário de Andrade e realizará um cortejo direto do Aeroporto de Londrina. O trajeto passa pela Secretaria Municipal de Cultura, Concha Acústica e finaliza na Biblioteca Pública Municipal onde fará a abertura da exposição “Macunaíma no coração de Londrina”.

O ator Pascoal da Conceição, que interpreta Mário de Andrade, comentou algumas semelhanças, como a estética e a data de nascimentos no mesmo dia e mês. “Sempre me identifiquei com Mário de Andrade nesse papel que ele representa na afirmação da cultura como uma maneira de libertação, justiça e igualdade. Nos convites que recebia para ler os poemas de Andrade, eu acrescentava um texto ou pensamento. Já estive em Londrina e sinto a cidade muito para frente”, contou.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, este é um evento importante para relembrar parte da história cultural. “A biblioteca é um dos equipamentos culturais mais antigo da história da humanidade e fundamental para proporcionar o acesso a informação, ao livro, a leitura e a literatura. É um ambiente de produção textual e artística, de interação, trocas, debates e partilhas”, destacou.

Dentre as atividades do Bibliocircuito, que serão realizadas hoje (27), sábado (28) e domingo (29), também estão a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná na Concha Acústica, Conferência Mastigações Antropofágicas, Sarau antropofágico e ritual de comilança, Conferência com o artista indígena Edivan Fulni-ô-índio preto, show com Caburé Canela, entre outras atrações.

A programação completa pode ser conferida na página oficial do projeto Bibliocircuito no Instagram, @bibliocircuito.londrina. Em caso de chuva, as atividades externas serão transferidas para o Cine Teatro Ouro Verde.

O programa Bibliocircuito conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), é uma realização da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina (APD), e da Região Norte do PR, com apoio da Biblioteca Pública de Londrina – 70 Anos, Casa de Cultura UEL e Rádio UEL FM.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.