Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Projeto Brisa, idealizado pela Funcart - Fundação Cultura Artística de Londrina, entra na sua quarta temporada nesta quinta-feira (08), com um Sarau Artístico na Concha Acústica de Londrina, retomando os eventos presenciais depois de um período de distanciamento provocado pela pandemia. A partir das 17h, artistas sobem ao palco com apresentações de circo, teatro, música.

A edição 2022/2023 do projeto que conta com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Centro POP, ainda realiza mais quatro saraus, duas oficinas de técnicas de palco e dois espetáculos artísticos, numa programação que segue até julho de 2023, reafirmando a sua missão de incentivar a produção e a fruição da cultura especialmente junto à população em situação de rua.

O projeto Brisa nasceu da vontade da Secretaria de Assistência Social do Município de incluir e facilitar o acesso das pessoas que vivem em situação de rua à cultura, numa tentativa de promover a integração deles com o conjunto da sociedade em um momento privilegiado, com a cultura intermediando esta relação. Algo que fizesse com que essas pessoas se sentissem à vontade, com a sensação de que cada ação do projeto Brisa é feita por eles e para eles.

Para Silvio Ribeiro, coordenador do Projeto e também da Escola Municipal de Teatro, retomar o Projeto Brisa no seu formato original também é um desafio.  “Estamos retomando as apresentação presenciais com o frescor dos Saraus, com aquela energia do que acontece no momento, quando temos a participação do público, no improviso. Isso, talvez, tenha sido o que mais fez falta com os Saraus distanciados durante a pandemia. Agora temos a expectativa de abrir novamente esse espaço de liberdade de expressão para quem está na rua. O Brisa tem essa intenção de ampliar a voz de quem está em situação de rua para a garantia dos seus direitos”, afirma.

Ribeiro trabalhou mais de dez anos com crianças e adolescentes em situação de rua e para ele, o Brisa sempre mostrou o seu potencial de transformação da qualidade de vida dos desabrigados, desde a sua primeira edição, realizada entre agosto de 2018 e maio de 2019. A Cia. POP Show, grupo de teatro que nasceu dentro do projeto, é uma das provas do que a arte pode fazer na vida de uma pessoa, muitas vezes invisibilizada pela sociedade e que encontraram na arte um caminho de profissionalização.

Com o Brisa, o trabalho de assistência às pessoas em situação de rua vai além do atendimento às demandas básicas, como a alimentação e saúde. De acordo com o coordenador do projeto, a realização das atividades é importante para devolver o senso de cidadania a estas pessoas, promovendo o bem-estar, que passa pelo direito constitucional à cultura. “Garantir o direito à arte, através do Brisa,  é um pequeno passo diante de tantas outras coisas que precisam acontecer para que essas pessoas sejam mais respeitadas”, diz.

De acordo comTatiana AkemiMurate Ducci, psicóloga do Centro POP é justamente a questão da visibilidade a causar o maior impacto e de forma positiva. “Através da arte eles são vistos de outra maneira. Acabam se tornando visíveis, todo o potencial vem à tona e aparece a oportunidade de mostrar quem eles são, para além da condição de estarem em situação de rua", comenta.

Para os idealizadores do Projeto, a expectativa está no descobrir qual será o público do Brisa nessa sua quarta edição. “Será uma reconstrução. Quando estávamos com o Brisa presencial, antes da pandemia, ouso dizer até que tínhamos um fã-clube entre o nosso publico alvo. Infelizmente, isso ficou desarticulado com a pandemia por conta de pessoas que foram embora, outras que vieram a falecer. Como marco dessa recomeço, temos esse Sarau de Lançamento na Concha Acústica”, comenta Silvio Ribeiro, da Funcart. Entre as atrações da quinta-feira, Primavera Jataí com uma demonstração de arte circense, às 17h15; depois, às 18h o show “Mundo Paralelo” com Fabiano Gimenez e Banda, às 19h a apresentação da Cia. POP Show de Teatro, grupo nascido dentro do Projeto Brisa e às 19h15, o Clube do Choro de Londrina que se apresenta até às 20h, quando termina o evento.

Sarau de Lançamento – Projeto Brisa 2022/2023

Dia 08 de dezembro (quinta-feira), na Concha Acústica de Londrina

17h - Abertura Oficial 4ª Temporada do Projeto Brisa

17h15 - Primavera Jataí - Circo

18h - "Mundo Paralelo" - Fabiano Gimenez e banda

19h - Cia Pop Show de Teatro

19h15 - Clube do Choro de Londrina

20h – Encerramento

Patrocínio:Secretaria Municipal da Cultura por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura

Realização:Funcart

Apoio: Secretaria de Assistência Social e Centro POP

Janaína Ávila/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.