Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Eventos animam o mês de abril do Projeto Brisa

Abril é um grande mês para o Projeto Brisa, idealizado pela Funcart - Fundação Cultura Artística de Londrina, na sua quarta temporada. Depois de dois saraus artísticos, um realizado na Concha Acústica de Londrina em dezembro de 2022 e outro no Centro POP, em março, o Brisa agora ocupa a Praça Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Catedral para uma tarde de muita arte e cultura no próximo sábado (15), a partir das 15h20. No final do mês, o Projeto Brisa recebe “Encontro de Gigantes", espetáculo do Núcleo Às de Paus na Funcart às 10h e ainda estão programadas mais cinco ações até julho entre elas, a realização de mais dois Saraus Artísticos, a Oficina “Noções Básicas de Técnica de Palco" e ainda a promoção de um espetáculo. A edição 2022/2023 do Projeto Brisa  conta com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Centro POP.

Reafirmando a sua missão de incentivar a produção e a fruição da cultura especialmente junto à população em situação de rua, a programação do Sarau Artístico do  Projeto Brisa que acontece na tarde do próximo sábado (15), traz a performance “Um Homem Chamado Rúa”; com Leo Garcia, às 15h30 com técnicas de palhaçaria, malabares e música que tem tudo a ver com a arte das ruas, com beat box e rap. Às 16h15 é a vez do DJ Olliviery com um set list que traz a representatividade de artistas pretos e trans, mixando grandes sucessos nacionais e internacionais.  Logo depois, às 16h30 é a vez da Ocupação LABGANG, grupo que traz para o Projeto Brisa a potência das danças urbanas embaladas pelos ritmos do hip hop. Entre as apresentações dos artistas selecionados pelo Edital Brisa, Palco Aberto, para quem quiser se apresentar. O DJ Olliviery e a Ocupação LABGANG fazem duas apresentações em horários diferentes dentro da programação que vai até às 18h. Em caso de mau tempo, o evento será adiado e remarcado em uma nova data.

O projeto Brisa nasceu da vontade da Secretaria de Assistência Social do Município de incluir e facilitar o acesso das pessoas que vivem em situação de rua à cultura, numa tentativa de promover a integração deles com o conjunto da sociedade em um momento privilegiado, com a cultura intermediando esta relação. Como afirma Silvio Ribeiro, coordenador do Projeto e também da Escola Municipal de Teatro, algo que faz com que essas pessoas se sintam à vontade, com a sensação de que cada ação do projeto Brisa é feita por eles e para eles. Essa edição do Sarau é bastante especial, continua Ribeiro: “Voltamos para a rua, para uma praça no Centro da Cidade e isso nos causa uma grande expectativa por nos aproximar do local onde nosso público realmente está, depois de pandemia e de tanto tempo acontecendo em locais fechados. Toda a programação foi pensada para esse momento para termos o envolvimento de quem estiver na rua naquele momento”, diz.

O Brisa tem essa intenção de ampliar a voz de quem está em situação de rua para a garantia dos seus direitos. Ribeiro trabalhou mais de dez anos com crianças e adolescentes em situação de rua e para ele, o Projeto sempre mostrou o seu potencial de transformação da qualidade de vida dos desabrigados, desde a sua primeira edição, realizada entre agosto de 2018 e maio de 2019. “Com o Brisa, o trabalho de assistência às pessoas em situação de rua vai além do atendimento às demandas básicas, como a alimentação e saúde. A realização das atividades é importante para devolver o senso de cidadania para estas pessoas, promovendo o bem-estar, que passa pelo direito constitucional à cultura. Garantir o direito à arte, através do Brisa,  é um pequeno passo diante de tantas outras coisas que precisam acontecer para que essas pessoas sejam mais respeitadas”, comenta.

Patrocínio: Secretaria Municipal da Cultura por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura

Realização: Funcart

Apoio: Secretaria de Assistência Social e Centro POP

Janaína Ávila/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.