Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Arte contemporânea é tema do sexto episódio do programa apresentado Lia Salvany que busca divulgar artistas plásticos com mais de 60 anos

Nesta quinta-feira dia 15/09 às 19h, o projeto CEFE - Centro de Estudos e Formações para o Envelhecimento - apresenta um bate papo no Youtube com a Artista Plástica Marilza Ribeiro. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, ela utiliza de suas experiências e memórias de mulheres inspiradoras para criar obras contemporâneas com tecidos que coleciona em suas vivências.

Para assistir, basta acessar o canal youtube do Projeto CEFE: https://youtu.be/1KXCszxVUPI

No programa, a ex-bancária Marilza explica como conseguiu realizar o sonho de uma vida de se tornar artista mesmo após os 60 anos. Ela fala também do período de pandemia, de sua pesquisa como artista e de suas principais inspirações.

Marilza explica que desde pequena sonhava em ser artista e foi muito inspirada pelo artista de Ibiporâ Henrique Aragão.  “Eu morava em frente à casa de Henrique Aragão, artista sacro radicado em Ibiporã desde a década de 60. Assim, fatalmente fui parar na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, a “escolinha do Henrique”. Ali naveguei por toda sorte de atividade artística, de literatura à xilogravura, desenho, pintura, cerâmica, escultura, teatro. Além de conviver com artistas e atores que transitavam pelo local a todo momento.

Ela também fala sobre os principais artistas que a inspiram e sobre as memórias que a ajudaram a produzir suas obras. Em suas composições, podemos ver muitos elementos da cultura popular, muitas cores e um desejo enorme em viver esse universo artístico que sempre sonhou em fazer parte.

Lia Salvany reforça o convite e diz que esse programa adentra no campo da arte contemporânea. “Essa arte é diferente porque ela conta a história do artista, ela não está só na tela, no papel, ela faz parte do artista, conta emoções e histórias do artista, quando o artista cria essas obras ele se torna performático. Marilza fala mais sobre isso, nos conta sobre sua vida, suas exposições e demonstra muita sensibilidade” – explica.

O programa intitulado Lia Salvany no mundo das artes plásticas é uma realização do Projeto CEFE - Centro de Estudo e Formação para o Envelhecimento. O Projeto conta com o apoio da Casa de Maria - Centro de Apoio a Dependentes.

A classificação indicativa é livre. Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no Youtube e nas redes sociais do Projeto CEFE.

Lucas Godoy/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.