Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa ofertará um ciclo de oficinas gratuitas, voltadas a pessoas com idade entre 16 e 59 anos, residentes em Londrina

O projeto CinemaLondrina360, que vai oferecer um ciclo de oficinas de formação em cinema e audiovisual, está com inscrições abertas. A iniciativa é patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura.

A participação é gratuita e todas as atividades serão on-line, destinadas a pessoas com idade entre 16 e 59 anos, residentes em Londrina. A duração total será de 28 horas e foram abertas 30 vagas. Para participar, é necessário fazer a inscrição pela internet (clique aqui). O formulário contém todas as informações sobre o projeto, incluindo a programação das atividades e a ficha de inscrição. Ao concluir o processo, o aluno estará inscrito para todo o ciclo de atividades do projeto, pois a intenção é que ele participe de todas as oficinas e aplique o conhecimento na produção do vídeo individual que realizará ao final.

A oficinas serão promovidas entre abril e maio, com diferentes temas abordados pelos ministrantes Rodrigo Grota (cineasta), Guilherme Peraro (produtor de cinema), Leandro Magalhães (professor), e Caio Cesaro, coordenador do projeto. A primeira atividade acontecerá na próxima segunda-feira (25), com duração de quatro horas, das 18h às 22h30. O tema será “Introdução à linguagem de som e imagem”, debatido por Caio Cesaro.

De acordo com o coordenador do projeto, Caio Cesaro, a iniciativa se propõe a ser uma trilha de qualificação do conteúdo audiovisual, dedicada à formação técnica, produção, difusão, troca de experiências e à integração e interação de ideias e pessoas, a partir do uso dos telefones celulares para a produção audiovisual. “O projeto CinemaLondrina360 visa promover o empoderamento e a autonomia da produção audiovisual, de forma descentralizada, e contribuir para democratizar o acesso aos meios de produção”, ressaltou.

Cesaro explicou que o projeto parte da premissa de que a massificação do uso de aparelhos digitais de captação de imagem e som, especialmente os telefones celulares, possibilitou uma nova escala de produção de materiais e obras audiovisuais. “Tudo isso ainda é muito novo e, então, temos uma profusão de vídeos feitos, sob o viés técnico e estético, a partir do instinto dos realizadores ou da replicação de padrões vistos no cinema, na televisão ou na internet. É preciso promover o conhecimento sobre a linguagem audiovisual, dar consciência e organização da técnica e estética audiovisual. Em suma, é preciso qualificar o conteúdo”, enfatizou.

Após a realização das oficinas, cada aluno colocará o que aprendeu em prática realizando um vídeo, no formato de documentários ou de poética audiovisual, com duração entre 2 e 3 minutos. A obra deverá ter como objeto espaços e/ou paisagens da cidade, que cumpram o objetivo de valorizar a identidade local e o sentimento de pertencimento ao município de Londrina. Os vídeos editados deverão ser entregues à organização do projeto até 17 de maio.

Ao final, tanto os vídeos produzidos pelos participantes quanto parte das imagens e sons que não foram usados nas versões finais desses vídeos serão disponibilizados pela organização do projeto CinemaLondrina360, em canal de rede social criado para essa finalidade, sob a licença Creative Commons (CC0).

Programação completa:

1) Introdução à linguagem de som e imagem
Professor: Caio Cesaro
Carga horária: 4 horas
Data: 25/04, segunda-feira, das 18h30 às 22h30

2) Captação de som e imagem (produção, fotografia, direção)
Professor: Guilherme Peraro
Carga horária: 8 horas
Data: 26/04, terça–feira, das 18h30 às 22h30 e
Data: 27/04, quarta-feira, das 18h30 às 22h30

3) Edição de som e imagem
Professor: Rodrigo Grota
Carga horária: 4 horas
Data: 02/05, segunda-feira, das 18h30 às 22h30

4) Introdução ao documentário (gênero cinematográfico) e poética audiovisual
Professor: Caio Cesaro
Carga horária: 4 horas
Data: 03/05, quarta-feira, das 18h30 às 22h30

5) Identidade local e pertencimento
Professor: Leandro Magalhães
Carga horária: 2 horas
Data: 04/05, quarta-feira, das 18h30 às 20h30

6) Introdução ao direito autoral, licenças creative commons e uso dos bancos de som e imagem gratuitos
Professor: Caio Cesaro
Carga horária: 2 horas
Data: 04/05, quarta-feira, das 18h30 às 22h30

7) Oficina de distribuição de conteúdo em plataformas digitais (Youtube, Vimeo)
Professor: Caio Cesaro
Carga horária: 2 horas
Data: 23/05, segunda-feira, das 18h30 às 20h30

8) Encontros de qualificação

Os vídeos editados passarão por uma análise dentro do processo de crítica construtiva sob aspectos técnicos, estéticos e temáticos. Na sequência, os alunos participam de aulas extras chamadas de Encontros de Qualificação do Conteúdo Audiovisual.

Estas aulas, com os professores das oficinas, estão previstas para as seguintes datas e horários: 23 de maio, segunda-feira, entre 20h30 e 22h30; e 24 de maio, terça-feira, das 18h30 às 22h30. A entrega do vídeo (versão final – qualificada) deverá ser feita até 6 de junho.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.