Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Palestra será nesta segunda (3), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura; as reuniões do projeto Literatura na Biblioteca começam às 18h30 e têm entrada livre

A sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizada na Praça Primeiro de Maio, 110, recebe nesta segunda-feira (3) o terceiro encontro do projeto “Literatura na Biblioteca”, a partir das 18h30. Desta vez, será discutido a “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar – livro que faz parte da lista de leituras do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A apresentação no auditório da SMC será conduzida pelo professor Mateus Fernando de Oliveira, pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UEL.

O “Literatura na Biblioteca” acontece desde 2017, é uma iniciativa da SMC, realizado por meio da Diretoria de Bibliotecas Públicas de Londrina, em parceria com o PPGL da UEL.

Segundo o técnico de gestão da Biblioteca Pública Municipal, Guilherme Yung Wing Li, o projeto Literatura na Biblioteca despertou bastante interesse entre os vestibulandos. “O saldo tem sido bastante positivo, pois temos recebido em média 40 pessoas por encontro, apesar de termos ficado dois anos realizando as palestras de forma online. Para os próximos encontros, acredito que esse número possa aumentar ainda mais, porque a qualidade dos palestrantes é muito boa e isso chama a atenção”, comentou.

Para o professor de língua portuguesa, Mateus Oliveira, o encontro terá como objetivo principal aproximar os vestibulandos e leitores dessa obra da literatura brasileira contemporânea. “A expectativa é de que seja um encontro leve, sem muito academicismo, mais focado na literatura enquanto uma missão, conforme podemos aprender com o autor, inclusive destacando as expressões narrativas da nossa época, com foco nas crônicas e narrativas curtas, além do diálogo com outras mídias”, explicou.

Oliveira também destacou que “Histórias que os jornais não contam” é o único livro de crônicas que será cobrado pelo vestibular da UEL. “Por esse motivo, é importante destacar que essas crônicas nos permitem refletir e perceber a íntima relação da literatura com o jornalismo, já que o noticiário do jornal é o ponto de partida para a ficção desta obra, que reúne 54 crônicas escritas pelo médico e ficcionista Moacyr Scliar. Todas elas são histórias independentes que, a partir de notícias absurdas, o autor criou a sequência dos fatos que não apareceriam nas páginas dos jornais”, concluiu.

Cronograma

A última palestra do projeto ocorreu em 26 de setembro, quando foi discutida a obra “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade. Confira o cronograma dos próximos livros que serão discutidos pelo projeto, que compõem a lista de obras pedidas no Vestibular da UEL para o biênio de 2023/2024:

17/10 – Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (palestrante: Amanda C. Ferreira)

28/10 – Niketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane (palestrante: Jhenifer Rodrigues)

7/11 – Melhores Poemas, de Fernando Pessoa (palestrante: Felipe Frasson)

21/11 – Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (palestrantes: Gabriel Camilo e Jefferson Ruiz)

5/12 – Chove Sobre a Minha Infância, de Miguel Sanches Neto (palestrante: Fernando Leite)

12/12 – O Seminarista, de Bernardo Guimarães (palestrante: André Alcântara)

Texto: Ana Almeida, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.