Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa traz palestras sobre obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL; "O Rei da Vela" foi escrito por Oswald de Andrade, um dos principais nomes do Modernismo brasileiro

Na segunda-feira (9), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realiza palestra sobre o livro “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, um dos principais nomes do Modernismo brasileiro. A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. Será na Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, 413, região central.

O evento será conduzido pelas mestrandas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Kawane Isabely Pereira e Letícia Palazzio. Segundo Palazzio, um dos pontos abordados na palestra será o contexto histórico e cultural em que a obra foi escrita. “Daremos destaque à Semana de Arte Moderna, de 1922, e às movimentações políticas, econômicas e sociais”, disse.

De acordo com ela, também serão apresentadas informações sobre o autor, Oswald de Andrade, e sua contribuição para o Modernismo brasileiro. “Discutiremos como ‘O Rei da Vela’ se encaixa nos princípios do Modernismo, incluindo a busca pela renovação estética e a crítica social, que se preocupava com a realidade nacional. Além disso, em relação ao enredo e personagens, resumiremos a trama do livro, focando nos eventos mais importantes, e apresentaremos os principais personagens e suas características, especialmente o protagonista Abelardo”, afirmou.

Os outros tópicos abordados na palestra serão: Temas, em que serão explorados os principais temas da obra, como a crítica à burguesia, a corrupção, o capitalismo e a alienação; Estilo e linguagem; Influência e relevância; e Preparação para o vestibular, com dicas específicas sobre questões relacionadas à obra em uma prova de vestibular (exemplos de questões).

De acordo com a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, o projeto Literatura na Biblioteca busca propiciar, aos vestibulandos, palestras, oficinas e debates acerca das obras solicitadas no vestibular da UEL. “A intenção é discutir criticamente obras literárias, com o intuito de desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio da leitura de literatura”, ressaltou.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, e o Departamento de Pós-Graduação em Letras da UEL. As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrandos e doutorandos do programa de Estudos Literários da universidade.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.