Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto terá cinco encontros, em diferentes regiões, com o objetivo de compartilhar diferentes experiências de vida e histórias de londrinenses

O Projeto Livro Aberto – Convite para Ler Pessoas terá sua primeira atividade nesta quarta-feira (21), convidando a comunidade para ter a experiência de apreciar “Livros Humanos”. Trata-se de um momento onde pessoas selecionadas irão compartilhar suas experiências de vida com o público, sendo uma oportunidade para conhecer o outro, mas também a si mesmo. Este primeiro encontro ocorre a partir das 14h30, na Biblioteca Pública Central, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413.

Nesta atividade inaugural, serão “publicados” sete “Livros Humanos”, por sete pessoas diferentes, que revelarão episódios de suas vidas marcados por preconceitos como racismo, misoginia, capacitismo, etarismo, homofobia, entre outros. Não há nenhum custo para participar, mas as vagas são limitadas a cinco participantes que serão leitores de cada “Livro” contado, totalizando 35 vagas, ao todo. A inscrição pode ser feita clicando aqui .

A partir das 14h30, haverá uma recepção ao público e, posteriormente, será feita uma explicação sobre a dinâmica da atividade. Às 15h, serão contados os capítulos de vida dos “livros humanos” e os espectadores poderão fazer suas perguntas. Conheça aqui as pessoas que irão compartilhar episódios de suas vidas. Depois, um momento é reservado para prática de escrita livre sobre a experiência dividida (uma frase, palavra ou um ‘textão’). No encerramento, os participantes receberão dicas de livros sobre os temas abordados.

Inspirado no conceito da Biblioteca Humana, originada na Dinamarca e replicada em diversos países, o projeto recebe apoio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Mais informações podem ser encontradas no Facebook e Instagram. É possível também entrar em contato através do email livroabertolondrina@gmail.com ou com a secretaria da Biblioteca Pública pelo telefone (43) 3371-6500.

Segundo a proponente do projeto, a escritora e ceramista Rosana de Andrade, o principal objetivo da iniciativa é a integração, promovendo compreensão e empatia junto à sociedade. Ao entrar em contato com histórias reais de pessoas que enfrentam preconceitos e discriminações, é possível explorar a diversidade social, se aprofundando nas individualidades que estão após a “capa” de cada um.

A importância do projeto é destacada pela diretora de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, que aponta que, muitas vezes, a sociedade já estabelece pré-conceitos a respeito de pessoas e situações. Por conta disso, a atividade será um momento de reflexão sobre assuntos que ainda são estereótipos e tabus, mas que precisam ser rompidos. “A leitura de “Livros Humanos” vai contribuir para a reflexão enquanto seres humanos e formadores de opinião, assim como para formar cidadãos críticos e reflexivos que possam pensar a respeito daquilo que já tem preconcebido em sua vida, mas que estejam abertos a um novo olhar”, reforçou Araújo.

Além dessa edição inaugural de quarta-feira (21), estão previstos outros quatro encontros, todos em bibliotecas municipais de Londrina, espaços de acolhimento para todos os públicos, sendo seguros, confortáveis e intimistas. A Biblioteca Central recebe a atividade novamente no dia 20 de março. Após isso, haverá uma edição na biblioteca da zona norte, no dia 24 de abril, uma na biblioteca da zona oeste, no dia 22 de maio, e a última na biblioteca da zona sul, no dia 19 de junho. As inscrições para participar serão liberadas com cerca de 25 dias de antecedência. Os encontros serão registrados em painéis nas bibliotecas, sendo também publicados digitalmente.

Cronograma

21 de fevereiro

Local: Biblioteca Pública Central – Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro.

Horário: 14h30.

20 de março

Local: Biblioteca Pública Central – Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro.

Horário: 14h30.

24 de abril

Local: Biblioteca Lupércio Luppi – Avenida Saul Elkind, 790, Aquilles Sthengel.

Horário: 14h30.

22 de maio

Local: Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Ângelo Gaioto, S/N, Leonor.

Horário: 9h.

19 de junho

Local: Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati – Avenida Guilherme de Almeida, 2260, Ouro Branco.

Horário:14h.

Gabriel Navas/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.