Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa passa a contar com patrocínio do PROMIC, podendo ofertar, além da contação de histórias, oficinas de arte

O projeto “Toda Quinta tem História”, executado desde 2017 com o objetivo de inserir o livro de maneira prazerosa no cotidiano da criança, retoma as atividades após o período de recesso escolar com uma novidade. O projeto passou a contar com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), sob execução do proponente Paulo Tio - professor, artista plástico e narrador das histórias - e apoio da Diretoria de Bibliotecas, com a cessão e uso dos espaços públicos para a realização do trabalho.

Com isso, além da contação de histórias, o projeto passa a ofertar, quinzenalmente, oficinas de arte visual relacionadas às narrativas. A primeira contação acontece amanhã (14), às 10 horas, na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita I. Está programada a participação de 80 alunos do 3º ano da Escola Municipal Leonor Maestri de Held. Já a oficina de arte será a terça-feira (19), às 10 horas, também no CEU.

As atividades são gratuitas e outras crianças interessadas em participar, tanto da contação quanto da oficina, podem se dirigir ao CEU, pois não é necessário efetuar inscrição antecipada. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas no telefone (43) 3338-4925.

O projeto Toda Quinta Tem História terá encontros semanais até o final de novembro, com exceção de julho, durante o período de recesso escolar, onde serão feitas apenas oficinas voltadas a crianças que frequentam as bibliotecas públicas. A narração e dramatização continuam sendo desenvolvidas pelo artista plástico e professor Paulo Tio.

Para tornar a história mais interativa, a narração conta com recursos como fantasias, bonecos, fantoches e materiais para representar os personagens do livro. Paulo Tio ressaltou que ao longo da execução do projeto, percebeu um estímulo nas crianças à leitura e que muitas se identificam com os personagens dos livros. “Algumas relatam durante a contação de histórias, outras por meio de cartinhas”, contou.

A primeira narrativa a ser contada em 2019 será sobre o livro "Cacoete" de Eva Furnari, que conta a história de uma cidade muito organizada chamada Cacoete".  Seus habitantes seguiam certas regras especiais: quem era alto sentava em cadeira alta, quem era baixo sentava em cadeira baixa... Todos viviam bem, até o dia em que um menino da cidade, de nome Frido, foi comprar uma maçã para presentear sua professora e coisas estranhas começaram a acontecer, que mudariam a cidade para sempre.

Em 2018, o projeto “Toda Quinta tem História” promoveu 32 encontros, em todas as unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas, atendendo 1.087 crianças. Dentre as histórias abordadas, estão “O pequeno Príncipe”, “Vinte mil léguas submarinas”, “O mágico de Oz” e “O Diário de Anne Frank”.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.