Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades terão início na quarta-feira (4), no CCI Oeste; inscrições são gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades

Com o objetivo de promover a socialização e a troca de conhecimentos entre idosos e pessoas de diferentes gerações, o projeto Troca de Saberes, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), oferece um módulo sobre cultura japonesa a partir de quarta-feira (4). Todas as atividades serão realizadas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa “Benedito Camargo Sobrinho”, da região oeste (CCI Oeste), localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.

No total, serão conduzidas quatro oficinas (veja a programação abaixo), sempre às quartas-feiras, nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, das 9h às 11h. O projeto será concluído no dia 27, uma sexta-feira, com uma festa de encerramento, o CCI Matsuri.

As ações são gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades, e quem tiver interesse deve se inscrever previamente pelo telefone (43) 3375-0334. É importante destacar que as inscrições devem ser feitas, especificamente, para cada atividade. Ministradas por idosos que frequentam o CCI Oeste, as oficinas abordarão diferentes tradições e práticas japonesas como o bon odori (dança), origami e culinária típica.

Conforme a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, o projeto Troca de Saberes vem propiciando oportunidades diversas para que pessoas idosas compartilhem o seu conhecimento e aprendam com a comunidade.

“Recentemente o projeto promoveu algumas ações ambientais, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), incluindo o plantio de árvores em diferentes pontos da cidade. E agora, vai abordar a cultura do Japão, através de alguns idosos de origem japonesa que frequentam o CCI Oeste. É uma ação muito positiva, que reforça os laços entre os idosos e a comunidade, eleva a sua autoestima e também promove a divulgação das tradições do povo japonês, que tem uma grande importância na história e na sociedade de Londrina”, afirmou a secretária.

Compartilhando tradições – Entre as pessoas idosas que vão ministrar as oficinas, está Tereza Takagui, coordenadora do Grupo Nakayoshi, do qual faz parte há mais de 15 anos. Segundo Takagui, além da parte prática, as atividades também incluirão ensinamentos sobre o contexto cultural e histórico associado a essas tradições. “Ficamos muito felizes por poder mostrar para pessoas de outras origens um pouco da cultura japonesa, que é muito bonita e rica. Afinal, é importante que possamos realizar essa troca para além da comunidade japonesa”, disse.

A também frequentadora do CCI Oeste, Deolinda Imai, contou que morou por 15 anos no Japão, tendo trabalhado na indústria e também como intérprete e tradutora para brasileiros residentes naquele país.

Ela destacou que uma das músicas japonesas tradicionais abordadas nas oficinas será “Tankō Bushi”, que fala sobre o dia a dia dos trabalhadores nas minas de carvão. “Vamos cantar a música em japonês, porém, eu traduzi a letra, que será impressa em português e distribuída para os participantes da oficina. A coreografia de ‘Tankō Bushi’ é uma representação dos movimentos que os trabalhadores faziam diariamente, nas minas. É uma tradição que surgiu no início do século XX, no Japão, e pesquisamos bastante sobre a história dela”, frisou.

De acordo com Imai, é uma honra poder compartilhar essas tradições com a comunidade londrinense. “Isso é muito enriquecedor e, inclusive, nós descendentes de japoneses também aprendemos muito sobre a cultura dos nossos ancestrais para preparar essas atividades. Gosto muito de participar do projeto ‘Troca de Saberes’, e estamos sempre aprendendo coisas muito interessantes através dele”, pontuou.

Programação de atividades

4/10 – Roda de Conversa e Bon Odori (dança tradicional)

11/10 – Bon Odori e Okinawa Manju (culinária japonesa)

18/10 – Bon Odori e origamis (dobraduras) representando tsuru (ave) e sakura (cerejeira)

25/10 – Bon Odori e Culinária: sushi e tsukemono (conserva de pepino)

27/10 – CCI Matsuri: Festa de encerramento e programação cultural.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.