Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quinta-feira é dia de jazz cigano com o Londrina Hot Club, que esquenta ainda mais o happy hour no Mercadão da Prochet.

É o evento “Quintas Ciganas”, realizado semanalmente, das 19h às 22h.

No repertório, além de canções tradicionais do gypsy jazz, a banda traz interpretações de clássicos do jazz, samba, bossa nova e outros estilos musicais, mas com a roupagem do manouche.

Como o show é na praça de alimentação do Mercadão, não há cobrança de ingressos.

O Londrina Hot Club é formado por: Mariana Franco Estigarribia no contrabaixo acústico, Christian Laredo (violão solo), Martins Fernandes (violão base), Zé do Sax (saxofone), Daniel Loureiro (guitarra) e João Yamamoto (voz e improvisos vocais).

Esta é a formação fixa do sexteto, que às vezes se apresenta completa ou com menos integrantes. Em outros momentos o grupo recebe participações de outros músicos parceiros, como o baixista Vinicius Lisboa, o baterista Ivanovich Pedro ou o acordeonista João Sales.

Uma versatilidade que faz com que as apresentações do Londrina Hot Club sejam singulares e nada repetitivas. Soma-se a isso ainda o fato do grupo fazer questão de dizer que os músicos londrinenses são bem vindos às Quintas Ciganas para “dar canja” e participar de jams sessions.

Sobre o jazz cigano

O Gypsy Jazz é um estilo musical de origem francesa, por isso também o nome Manouche. A gênese do jazz cigano data da década de 1930, das mãos do guitarrista Django Reindhart.

Django participava da cena musical nos clubes de jazz de Paris e foi o primeiro a fazer uma espécie de caminho reverso do som criado em New Orleans, ao influenciar músicos norte-americanos do jazz.

Além da mistura de elementos da tradição e cultura cigana ao swing da música da época, uma lesão na mão esquerda do guitarrista fez toda a diferença na criação do jazz manouche. Após um incêndio, Reindhart perdeu a sensibilidade dos dedos anelar e mínimo, o que limitava o pressionamento das cordas e deu origem à pegada tradicional desse estilo musical.

João Fortes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.