Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os convidados do "Luar do Sertão" desta terça-feira (3/5),  às 19h30, são Élcio Dias e Amorim. Cantadores de Embu das Artes (SP), conhecida cidade de violeiros e de grande pluralidade cultural, os artistas conversarão com o apresentador, padre Paulinho, sobre trajetória profissional e as influências do repertório da dupla, que são clássicos da música caipira e ritmos da cultura popular, como a congada, o pagode, a Folia de Reis e músicas juninas.

Em 2021, Élcio Dias e Amorim lançaram um projeto musical fazendo uma releitura de vários clássicos da dupla Pena Branca & Xavantinho. O álbum tem 16 músicas, entre elas "O Cio da Terra", "Vaca Estrela e Boi Fubá", "Cuitelinho" e "Calix Bento".

Ambos os cantadores trabalham na área de educação, sendo Amorim professor de matemática e Élcio professor de artes. Os dois se conheceram no trabalho, descobriram que tinha a mesma vivência e pensamento, e resolveram formar a dupla, unindo a paixão que tem em comum pela música caipira.

No quadro Poesia do programa "Luar do Sertão", Élcio vai declamar "Triste Berrante", de Adauto Santos.

E no quadro Assuntando a Viola,  Amorim narrará sua trajetória com a viola, que começou com a Folia de Reis de sua família, que é da Bahia, e também influenciada pelo ritmo do cururu (desafio em trovas ao som de violas caipiras, que nasceu como canto religioso, marcado pela batida de pé).

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.