Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No "Luar do Sertão" desta terça-feira (6/2), às 19h30, Padre Paulinho comanda mais um programa na TV Aparecida com talentos da cultura musical brasileira. Desta vez quem conta sua história e mostra seu repertório é Rafael Schimidt.

Cantor, compositor e violonista da cidade de Bragança Paulista (SP), Rafael Schimidt teve sua trajetória na música iniciada aos 4 anos, sempre com muita referência da música caipira de raiz das fazendas do interior paulista.

Músico autodidata, Rafael começou tocando bandolim, depois cavaquinho por influência do pai, o bandolinista Jairo Alves Ribeiro, e aos 10 anos já dedilhava o violão. Com 12 anos já compôs a sua primeira música. As suas principais influências são Baden, Rafael Rabelo, Paco de Lucia, e Yamandú Costa.

A música de Rafael tem um estilo erudito, mesclado com caipira, resultando em uma música brasileira exótica, única e autêntica. No seu repertório, ritmos como choro, música caipira, música erudita e música flamenca, tudo isso com a destreza e intimidade que o artista toca o violão. Na carreira, tem seis álbuns lançados, sendo o último "Saudades" (2022). E coleciona em torno de 80 composições.

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.