Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Cultura e Turismo e uma comissão de integrantes do Conselho Municipal de Cultura, formada por Paulo Sérgio Antônio, Wagner de Campos e  Isabel Jeanine Ely, iniciaram reuniões nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, para discutir as ações do Plano Municipal de Cultura.

Após concluído,  esse plano vai elencar as ações estratégicas para o desenvolvimento do setor cultural, e descreverá as formas, prazos e responsáveis por cada ação.

Além de organizá-las a partir de uma ordem de prioridade, usando a matriz GUT (gravidade, urgência e tendência) - ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos.

O Plano Municipal de Cultura é uma das exigências a serem cumpridas pelos municípios brasileiros para integrarem o Sistema Nacional de Cultura, como uma condicionante para que os mesmos recebam recursos federais, referentes à Lei Complementar 195, de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, e à Lei 14.399, de 2022 (Lei Aldir Blanc 2), para que possam destiná-los a editais de fomento, beneficiando entidades, produtores, artistas e fazedores de cultura independentes.

Além do Plano de Cultura, os municípios devem possuir um órgão gestor de Cultura, um Conselho de Cultura ativo, e um Fundo Municipal de Cultura, e criar uma lei municipal que institua o Sistema Municipal de Cultura.

Para o Município de Rolândia estar regularizado perante o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura, o único documento ou exigência pendente é o Plano Municipal de Cultura.

Para que a confecção deste Plano contemple os diversos segmentos e necessidades da cultura do município, o Conselho de Cultura e a Secretaria informam que as pessoas interessadas em dar sugestões de ações, para serem discutidas e inseridas no documento, podem enviar sua proposta por e-mail para cultura@rolandia.pr.gov.br (Secretaria de Cultura e Turismo) ou conselhodecultura.rolandia@gmail.com (Conselho Municipal de Cultura), ou ainda pelo WhatsApp da Secretaria – (043) 3906-1086.

Para isso, é importante que a pessoa se identifique, com seu nome completo e a qual segmento pertence (caso seja artista ou promotor de cultura) e escreva a ação de forma sucinta e clara.

Poderão, ainda, ser realizadas reuniões abertas à comunidade, com a participação de outros conselhos, como do Turismo, Patrimônio Histórico, etc.

Os artistas, entidades, atores culturais e comunidade em geral também podem participar das reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Cultura, que acontecem toda segunda segunda-feira de cada mês, às 19 horas, no Centro Cultural Nanuk.

NCPMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.