Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Vila Triolé, organização cultural patrocinada pelo Promic, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, programou para novembro mais uma etapa do Rolé, iniciativa que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre grupos artísticos do Brasil com o público e artistas de Londrina, através de apresentações e oficinas.

Quem está comandando as atividades desde o início desta semana (05) é a Cia Chirulico, de Macaé (RJ), com aula especial para Curso de Palhaço para Crianças, oficina e aula especial para o Curso de Palhaço para Educadores.

No sábado (10) o grupo apresenta o espetáculo “Gran Pequeno Circo Chirulico” às 18h no Anfiteatro do Zerão.  A abertura será às 17h, com o espetáculo “Subs-solos” do grupo Triolé de Londrina. O Chirulico apresenta-se novamente no domingo (11) na Vila Triolé Cultural às 19h.

Chirulico

A Cia Chirulico de palhaçaria e teatro de bonecos foi criada em 2013 na cidade de Macaé (RJ). Tem como foco principal de pesquisa os palhaços brasileiros, contendo sempre em seus espetáculos cenas clássicas de palhaçaria. A linguagem utilizada é desenvolvida através de vivências e oficinas com grupos como Giramundo de Teatro de Bonecos e Carroça de Mamulengos.

Através de seus espetáculos e oficinas, a companhia circula em escolas, espaços públicos, teatros e festivais pelo país, com passagens por Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais. Atualmente finaliza seu primeiro CD intitulado “Cantigas e Cantirolas”, com cantigas populares de domínio público e composições próprias que será lançado através de financiamento colaborativo.

Um cortejo musical anuncia a chegada do circo, trazendo Margarida e Fornalha, palhaços e mestres de cena do espetáculo, anunciando números do circo e interagindo com os bonecos de manipulação direta e marionetes. Passam pelo picadeiro do Gran Pequeno Circo o palhaço multitalentos Chirulico, o cavalo acrobata Mazzarop e o faquir encantador de animais Raladim das Arábias. Assim como nos grandes circos de lona, os números principais são intercalados com cenas de palhaço.

O “Gran Pequeno Circo Chirulico” promove no imaginário popular a recordação dos circos de lona antigos, utilizando-se de palhaços e técnicas do teatro de bonecos. O palhaço ocupa papel central e, diferente do manipulador camuflado, brinca e interage com os bonecos manipulados, misturando elementos novos e antigos da linguagem circense.

Rolé

Na gíria popular, “Rolé” significa um encontro para uma volta ou um passeio. E é esse o sentido do projeto, provocar o encontro entre artistas de Londrina e do país, fortalecendo e criando novos circuitos culturais na cidade.

Emilia Mioyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.