Santa Mariana: Projeto Musicou chega com cursos de música gratuitos para crianças, adolescentes e adultos
A cidade de Santa Mariana (PR) recebe, a partir do dia 17 de novembro, o projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas gratuitas de música para crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos. No total, são 173 vagas disponíveis, divididas entre os cursos de iniciação musical, canto coral, violão e percussão. Não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical. As matrículas para as oficinas inaugurais já iniciaram. Os interessados devem se inscrever presencialmente no núcleo Musicou Santa Mariana. Antes da efetivação da matrícula é possível agendar uma aula experimental.
As aulas são coletivas, realizadas no formato presencial, e acontecem no contraturno escolar, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. Apesar de novo na cidade de Santa Mariana, o Musicou, que conta com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa do País e concessionária da Usina Rosana, já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, uma instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura. A Sustenidos é responsável pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Além dos projetos especiais Som na Estrada, MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.
“O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo, e continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, diz Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.
Além de Santa Mariana, outras cidades que também receberão o projeto Musicou neste ano: Euclides da Cunha Paulista, Quixeramobim, Quixadá, Recife e Paulínia. A CTG Brasil é patrocinadora dos Núcleos Musicou já inaugurados em Andirá (PR), Porecatu (PR) e Três Lagoas (MS), e agora, contribui para a abertura dos Núcleos Euclides da Cunha Paulista (SP) e Santa Mariana (PR).
“A música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação. Projetos como o Musicou têm, de fato, potencial para contribuir com a vida de muitos desses jovens, por isso apoiar essas iniciativas é muito relevante para nós”, afirma Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.
A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa e educacional. E o parceiro, poder público e privado, fica responsável pela cessão e manutenção do local, fornecimento de lanche e transporte.
Igor Galante/Asimp
#JornalUniãoLeia também: