Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Cultura lançou nesta quarta-feira (20) o livro ‘Delícias do Paraná - tradições e sabores da nossa terra’, em um almoço no Museu Oscar Niemeyer. Foram servidas três releituras de pratos preparados pelo chef Flávio Frenkel, responsável pelo MON Café, que estão na publicação.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, explica que um dos patrimônios culturais do Paraná mais significativos e de maior riqueza é a culinária. “Este projeto possibilita o contato com a pluralidade da gastronomia paranaense, fruto de uma colonização diversificada. Por meio dele identificamos a mistura de várias culturas, de influências trazidas pelos imigrantes que ajudaram a construir o nosso Estado, somadas aos costumes dos povos que já viviam aqui”.

“Este momento é de extrema alegria. É uma oportunidade que os municípios tiveram de apresentar suas comidas típicas e agora podemos levar este livro para outros estados brasileiros, assim como para fora do Brasil, mostrando a culinária diversificada do Paraná e a miscigenação que temos no Estado”, destacou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

PUBLICAÇÃO - O livro reúne 81 receitas enviadas por 51 municípios paranaenses com o objetivo de preservar e divulgar a gastronomia do Estado. Para realizar o projeto a Secretaria da Cultura convidou dirigentes culturais de cada um dos 399 municípios do Paraná a enviarem receitas que representassem a identidade cultural da cidade e a culinária local.

A secretaria fez toda a produção da edição, com organização das receitas, produção de fotos, elaboração do design gráfico e revisão. O chef Flávio Frenkel, do MON Café, foi convidado para elaborar a releitura de alguns pratos e escolheu três deles: Quirera (releitura do prato da Lapa), Porqueta (releitura da leitoa mateira de Mamborê) e Gnocchi de abacate (releitura do prato de Arapongas). O livro foi publicado com o selo Biblioteca Paraná, da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Para o chef Flávio Frenkel, o livro é uma importante ferramenta de documentação da cultura. “A memória tem que ser escrita. A memória falada sempre vai sofrer muitas corruptelas, vai sofrer influências que necessariamente não compõem aquele registro histórico. Então tudo que você documenta, você deixa mais fidedigno”, defendeu.

HOMENAGEM – No evento também foi entregue o diploma Empresa Amiga da Cultura aos representantes do Detran Paraná, Sanepar e Copel, como forma de reconhecimento da importância da parceria dessas empresas para a área cultural.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.