Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O público leitor de Londrina agora pode consultar e ter acesso fácil, pela internet, a todo o acervo de livros e materiais bibliográficos que integram o Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina. Na última sexta-feira (9), durante evento de celebração do Dia do Bibliotecário, a Secretaria Municipal de Cultura realizou o lançamento do Catálogo Online das Bibliotecas Públicas de Londrina, que já está disponível pelo endereço bibliotecas.londrina.pr.gov.br .

O sistema permite que qualquer cidadão, com acesso à internet, consiga pesquisar informações sobre os cerca de 75 mil exemplares e publicações, cadastrados no acervo das bibliotecas públicas municipais que funcionam em diferentes regiões cidade. O acervo inclui obras literárias, revistas, jornais, gibis e outros itens. É possível fazer buscas gerais ou individualizadas sobre o acervo das bibliotecas do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU); do Museu de Arte de Londrina; Biblioteca Infantil; Biblioteca Municipal de Londrina; Biblioteca Lupércio Luppi; Biblioteca Ramal Vila Nova e Biblioteca da Região Sul.

Londrina passa a ser uma das únicas cidades de médio porte do Paraná, e também do Brasil, que hoje contam com um catálogo online de acervo público composto por tantas opções e funcionalidades. Com poucos cliques, é possível realizar várias formas de pesquisa, por diferentes categorias, e obter detalhes sobre o material pesquisado, o local onde pode ser emprestado, informações como a editora, o ano de publicação, dados técnicos, e a quantidade de exemplares disponível nas bibliotecas. Em breve, os leitores também poderão fazer a renovação e reserva dos exemplares diretamente de onde estiverem utilizando o site, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma biblioteca para consultar os materiais disponíveis naquela unidade.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, o lançamento do novo catálogo traz mais eficácia aos serviços de atendimento relacionados às bibliotecas municipais de Londrina, facilitando a vida dos leitores ao proporcionar mais agilidade, organização e praticidade em buscas e pesquisas. “A informatização e implantação deste sistema é uma conquista que beneficiará a população e irá colaborar para democratizar, ainda mais, o acesso aos materiais ofertados gratuitamente pelas bibliotecas municipais. Reforçamos o convite para que toda a comunidade acesse o novo catálogo e também visite a biblioteca da área mais próxima de sua casa para conhecer os serviços e atividades ofertadas”, disse.

Leda destacou que a variedade de opções de pesquisa é uma das grandes vantagens do catálogo online, por meio do qual podem se feitas procuras por categorias, como título da obra, autor, editora, assunto ou série. “Como cada unidade de biblioteca tem uma especialidade de acervo, é um grande ganho para o público poder saber em qual local poderá ser encontrada determinada publicação. O internauta também tem acesso ao código numérico dos exemplares e, com eles, procurar os itens diretamente na prateleira certa quando chegarem até a biblioteca de seu interesse”, frisou.

O sistema ainda permite que os usuários façam pesquisas combinadas ou criem listas compilando diferentes pesquisas realizadas, através da opção “Minha Seleção”, localizada no menu superior do site. Dessa forma, os leitores têm condição de organizar melhor suas buscas e, ao imprimir uma lista, por exemplo, situar-se mais facilmente quando precisarem comparecer a uma determinada biblioteca.

Atualização permanente - O coordenador de processamento técnico e formação de acervo da Diretoria de Bibliotecas do Município, Marcos Moraes, informou que o sistema online será alimentado constantemente, de acordo com a ampliação do número de exemplares. O banco de dados lançado já disponibiliza integralmente o acervo de seis das sete bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina. “Os materiais da Biblioteca Pública Municipal, que possui o maior número de itens, já estão 80% inseridos no sistema e deve estar totalmente no ar em breve. A cada mês, o Município recebe cerca de mil exemplares diversos, entre obras literárias e outras publicações. Na página principal do site, há uma área com as últimas aquisições, apresentando a capa dos novos livros”, contou.

Moraes enfatizou ainda que a informatização do catálogo online de acervo público é resultante de um longo trabalho de catalogação realizado nos últimos cinco anos pela equipe de bibliotecas da Cultura. “Trata-se de um processo demorado e trabalhoso. Para isso, uma equipe de bibliotecários e técnicos fez todo o levantamento e inserção dos materiais nesta nova base de dados para a internet. O leitor passa a ter mais autonomia para procurar e encontrar seus livros, sendo que, em muitos casos, não precisará de mediação. O objetivo é atualizar constantemente o sistema e implantar, aos poucos, novas funcionalidades”, completou.

Para lançar o novo dispositivo online de bibliotecas, a Prefeitura adquiriu um software especializado em grandes acervos, chamado SophiA, e contou com o suporte da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) do Município para estruturar as áreas de catalogação e inserção de materiais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.