Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir desta terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Cultura passará a funcionar em novo endereço. A sede passará a ser na Antiga Casa da Criança, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110 (em frente à Concha Acústica). O local vai abrigar o gabinete da secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, e as diretorias de Incentivo à Cultura, Ações Culturais e Patrimônio Artístico e Histórico-cultural, além da Biblioteca Infantil.

O local vai funcionar das 12 às 18 horas. O servidores da Biblioteca Infantil farão a mudança nos dias 12 a 15 deste mês e o atendimento à comunidade voltará ao normal a partir do dia 2 de maio, funcionando das 12h às 18h. A Biblioteca Infantil,que há 31 anos esteve localizada nos fundos da Biblioteca Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, será instalada na antiga sala de Exposições José Antônio Teodoro, no primeiro andar. O restauro ganhou jardins e espaços ao ar livre, que favorecerá muito as atividades lúdicas, de leitura, hora do conto, entre outras.

Por sua vez, a Sala José Antonio Teodoro, que homenageia um dos grandes criadores do teatro londrinense, passará para o espaço de exposições da Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. Em novo endereço, este espaço continuará a receber a produção londrinense e nacional.

Sobre a obra - No espaço foi realizada a restauração volumétrica do prédio, ou seja, todos os anexos construídos à estrutura original, ao longo do tempo, foram removidos. Dessa forma, o projeto voltou ao original criado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas e Carlos Castaldi, em 1950.

A partir da reabertura, a Secretaria Municipal de Cultura vai encaminhar o pedido de tombamento para o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e à Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná.

A antiga Casa da Criança foi sede da Biblioteca Pública Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Departamento de Cultura e, por fim, de 1992 até 2010, foi sede da Secretaria de Cultura.

A Obra de restauro foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Londrina, que investiu um total de R$1.868.220,91. Trata-se da primeira restauração de edificação em Londrina bancado integralmente pelo Município. O contrato com a empresa responsável pela obra, a NS Engenharia e Construções LTDA-EPP, foi assinado pelo prefeito Alexandre Kireeff em 2014.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.