Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Exemplares devem ser entregues na Biblioteca Infantil de Londrina, até o dia 31 de outubro

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina, está promovendo uma campanha para arrecadação de livros exigidos no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada de 24 a 27 deste mês.

Os livros da lista da UEL para o biênio de 2023 e 2024 são: Contos novos, de Mário de Andrade; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar; O rei da vela, de Oswald de Andrade; O seminarista, de Bernardo Guimarães; Niketche, de Paulina Chiziane; Torto arado, de ltamar Vieira Junior; Melhores poemas, de Fernando Pessoa; Chove sobre minha infância, de Miguel Sanches Neto; e Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.

Os exemplares podem ser doados até 31 de outubro, na Biblioteca Infantil de Londrina, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Segundo o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Secretaria de Cultura, em exercício, Guilherme Yung Wing Li, o objetivo da campanha é arrecadar os livros para que eles possam ser emprestados para os vestibulandos.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi estabelecida pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Em Londrina ela é celebrada com atividades em todas as bibliotecas municipais que integram o Sistema. Segundo a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, a iniciativa objetiva promover ações que atuem no fomento ao livro, à leitura, à literatura, e à democratização do acesso à informação.

Confira a programação dos próximos dias:

Hoje (25), o Projeto Aventureiros do Amanhecer fará uma apresentação e contação de história sobre os livros da Coleção Financinhas, que ensinam noções básicas de educação financeira para crianças. A atividade começa às 14h, na Biblioteca Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260, na região sul).

A quarta-feira (26) haverá atividades em três bibliotecas. Das 9h às 14h30, a professora da Rede Municipal, Renata Suzue Ogata, ministrará uma oficina de desenho com mediação de leitura, na Biblioteca Infantil de Londrina.

Às 9h, a fundadora do Projeto Autimizar, que atende famílias e crianças autistas de Londrina e região, Sarai Brito, ministrará o workshop “Conhecer para incluir – falando sobre Autismo”. A oficina será na Biblioteca Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260).

Às 10h, será promovida a Hora do Conto, com contação da História do Pequeno Pinguim, e oficina de marcador de livro, na Biblioteca Ramal Vila Nova (Padre Adelino De Carli), que fica na Rua Purus, 45, na Vila Nova, Centro.

Na quinta-feira (27), último dia das celebrações, a Biblioteca do Centro de Esportes Unificados (CEU) participa da segunda edição do Rolê da Justiça, oferecido pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) de Londrina, do Tribunal de Justiça do Paraná. As atividades começam às 9h e se estendem até as 16h e trazem diversos serviços e orientações jurídicas gratuitas no âmbito do Direito da Família, assim como agendamentos do Cadastro Único, atendimento da Central Única de Vagas em Creches da Prefeitura, dentre outros serviços. A Biblioteca do CEU fica na Rua Angelo Gaioto, s/n, no Jardim Santa Rita, na Região Oeste.

A Biblioteca do CEU também será palco, às 9h, do projeto Toda Quinta Tem História, que trará a contação da história “Grão de Milho”, de Olalla González e Marc Taeger, ministrada pela professora Renata Suzue. Também na quinta, às 14h, Renata Suzue contará novamente a história do mesmo livro, pelo projeto Toda Quinta Tem História, desta vez, na Biblioteca Eugênia Monfranati.

Dentro da programação, também está acontecendo uma exposição de livros latino-americanos, que integra o Projeto Bibliotecas de Norte a Sul, e visa impulsionar as atividades das bibliotecas Eugênia Monfranati e Lupércio Luppi. O intuito é realizar atividades culturais, educativas e literárias nessas duas bibliotecas ao mesmo tempo. A exposição está sendo feita simultaneamente nas duas bibliotecas, até o dia 31.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.