Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentação será transmitida através do YouTube e ficará salva no canal das Bibliotecas, para quem não puder assistir ao vivo

Nesta quarta-feira (27), às 14h, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas, realizará a palestra “Como minha biblioteca pode contribuir para a agenda 2030?”. A ação será realizada de forma on-line, no canal do YouTube das Bibliotecas (clique aqui), e faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2021, iniciada nesta segunda-feira (25). A atividade é aberta ao público e aqueles que quiserem obter um certificado de participação devem se inscrever no site da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.

A palestra será ministrada pelo professor em Ciência da Informação e presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, Dr. Jorge Moisés Kroll do Prado. Ele irá abordar a “Agenda 2030”, uma série de objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo, e como a biblioteca pode contribuir para o cumprimento destes.

Isso porque, desde 2016, quando os países signatários da ONU assinaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (incluindo o Brasil), eles elencaram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. Em todos os ODS, foram colocadas questões referentes a importância das bibliotecas e como esses ambientes podem ajudar no desenvolvimento sustentável, nas suas diversas esferas, como econômica, social e ambiental.

Sobre isso, a Diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, explicou que os ODS podem ser trabalhados nas bibliotecas do mundo inteiro, incluindo nas de Londrina, por meio de ações, projetos, políticas públicas e programas institucionalizados. Assim, esses espaços podem se tornar um lugar de transformação, como acontece com o projeto Literatura na Biblioteca, em que especialistas levam o conhecimento sobre livros clássicos, cobrados no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para aqueles que não têm condições financeiras para pagar por um cursinho vestibular. 

“Essa palestra vai trabalhar a sustentabilidade nas mais diversas áreas, pois existem ações que podem ser aplicadas nas bibliotecas públicas do mundo inteiro, para a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um momento para refletirmos sobre a prática cotidiana das bibliotecas, com o objetivo de melhorarmos a experiência de cada pessoa e os participantes podem fazer perguntas para os palestrantes, como em um grande bate-papo”, afirmou a Diretora de Bibliotecas da SMC.

O canal Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina no Youtube vai transmitir a palestra, que ficará disponível para quem não conseguir assistir a apresentação ao vivo (clique aqui para acessar o canal). Além dessa palestra, nesta sexta-feira (29), às 14h, haverá também a palestra sobre “A mediação cultural em bibliotecas públicas”, com a Dra. Luciane de Fátima Beckman Cavalcante. Aqueles que se inscreverem e participarem das palestras terão direito ao certificada da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, contendo 10 horas de conhecimento adquirido. 

Filipe Roque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.