Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O poder transformador da leitura norteará as discussões da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro – maior evento literário do Paraná – que o Sesc PR realizará em todo o estado de 4 a 8 de outubro. Vinte e sete cidades receberão escritores, contadores de histórias, companhias de teatros e diversos artistas para realização de mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades. Em Londrina, o evento será realizado na unidade Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café, localizados na Rua Sergipe, nº 52

O coletivo curatorial do evento é formado pela equipe de cultura das 27 cidades que receberão o evento e pela Gerência de Cultura do Sesc PR. Este grupo pauta e pensa a programação e neste ano propõe o tema “Ler para Mudar Histórias” que coloca o livro, a leitura e a literatura no centro da programação.

De acordo com a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, a Semana Literária tem como premissa fomentar o mercado livreiro e editorial, formar e fortalecer leitores, incentivar a produção literária estadual, celebrar a literatura – principalmente a paranaense –, o livro e cumprir uma das missões do Sesc, “afinal, a literatura é um caminho de transformação social, um dos compromissos da nossa instituição”, pontua.

Autores convidados

Com quase 300 horas de uma ampla programação, a Semana Literária promove uma série de diálogos e debates com escritores que versam sobre os mais variados temas, pensados desde a infância até o público adulto.

Abrindo a programação, a poeta e atriz Luiza Romão, autora dos livros Sangria, Coquetel Motolove e Também guardamos pedras aqui – que ganhou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Livro do Ano –, participa da mesa-redonda “Os percursos do poema”, com a filósofa Mar Becker, autora de Sal, Canção Derruída e A Mulher Submersa – que recebeu o Prêmio Minuano do Rio Grande do Sul e finalista do Prêmio Jabuti. O encontro será na quarta-feira (4), às 19h30, com mediação da técnica de atividades do Sesc Londrina Cadeião, Samantha Abreu.

Na quinta-feira (5), às 19h30, a jornalista Fiama Heloisa será a mediadora do bate-papo “Histórias Incontadas” entre a poeta Márcia Kambeba, multiartista e autora de poemas relacionados à vivência, ao território e à identidade do povo indígena Omágua/Kambeba, e a escritora e cordelista brasileira Jarid Arraes, autora de diversos livros, entre eles, As lendas de dandara, Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, Redemoinho em dia quente e Corpo desfeito.

“Ler para mudar histórias” será o tema da mesa-redonda entre o escritor Marcelo Labes – autor de Deus não dirige destino dos povos, Paraízo-Paraguay, Amor de Bicho e Três Porcos, e premiado com o Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, além do Jabuti  –, também o vencedor do Prêmio Sesc de LIteratura 2012 e do Prêmio Saramago em 2023, Rafael Gallo, além do escritor de, entre outros, Viela Ensaguentada e Pode me chamar de Fernando, Wesley Barbosa, um autor periférico que ficou conhecido por vender de forma independente mais de 10 mil livros. O bate-papo entre eles será mediado pela jornalista, cronista e poeta Célia Musilli e ocorre na sexta-feira (6), às 19h30.

No sábado, às 16h, a autora de O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus, Aline Bei, participa do diálogo “A invenção da infância”, com a defensora pública Mariana Salomão Carrara, autora de livros como Se deus me chamar não vou, É sempre hora de nossa morte amém, Se não fossem as sílabas do sábado, com mediação de jornalista e poeta, Karen Debértolis.

Lançamento de Livros

Estão previstos os lançamentos de mais de 10 títulos durante o evento em Londrina, além de sessões de autógrafos, desde estreias na literatura a nomes já consagrados.

No domingo (8), às 16h, pelo oitavo ano consecutivo, o Sesc PR lança, durante a Semana Literária, a oitava Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital e ilustrados. Este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. As edições anteriores das coletâneas estão disponíveis para leitura: https://issuu.com/fecomerciopr

Território Infância

A literatura para a infância é também um dos destaques do evento, com a participação de contadores de história de outras cidades, como Arlete Delesporte, de Campo Mourão, a Cia. FantoKids, de Maringá, Izabela Fernandes, de Foz de Iguaçu, além das londrinenses da Cia. Palavreando. A programação também traz apresentações como A menina e o vento na janela, da Cia Som de Vento, de Blumenau; e o espetáculo #Mergulho, da Éranos Círculo de Arte, focado na primeira infância. Escolas podem realizar o agendamento para as visitas mediadas e as contações de histórias pelo telefone (43) 3572-7719, com a Unidade Sesc Londrina Cadeião.

Programação artística

Diariamente, das 9h às 21h, é possível visitar a Mostra Cadeião de Videopoemas, com trabalhos que tensionam as relações da poesia com a linguagem audiovisual e como a imagem pode ser suporte subjetivo de um poema. A programação também traz outras 5 exposições que ocuparão o Cadeião e Museu do Café durante os dias do evento.

O músico Kaio Miotti acompanha a poeta e produtora Chris Vianna em uma performance cênico-musical intitulada “O amor quase sempre dói, eu adoro um clichê”, na sexta-feira (6), às 18h30. No domingo (8), às 17h, a poeta e slamer paulistana Mel Duarte encerra o evento com uma apresentação especial do seu novo disco “Mormaço - Entre outras formas de calor”, um trabalho que mescla de música, ritmo e poesia.

Oficinas

O músico Ricardo Dantas, pesquisador de composição sonora e de hibridismo entre as artes, vai comandar, na quarta-feira (4), às 9h, a oficina Música e Poesia e abordar as relações existentes entre elas. Ele também promoverá a vivência sonora A Cosmovisão Andina, no domingo (8), às 10h.

Na quarta-feira (4) à tarde, às 15h, e no sábado (7), às 16h, a artista Carolina Panchoni vai ministrar a oficina Ilustração de histórias para crianças, que pretende estimular nelas o prazer pelo desenho para que possam utilizá-lo como ferramenta na construção das próprias narrativas.

O grupo Eranos Círculo de Artes, um coletivo de artistas com formação interdisciplinar, comanda, no domingo (8), às 9h, a oficina Ação e Projeção, para discussão e experimentação das relações entre corpo/performance e projeção digital. À tarde, às 15h, é a vez de Bianca Baggio ministrar a oficina Palavra Bordada onde será ensinada a técnica de confeccionar marca páginas, cartões, capas de cadernetas bordadas e personalizadas. No mesmo horário, a escritora mineira Jéssica Balbino dará a oficina sobre Meu corpo, Minha biografia, provocando reflexões sobre as escritas de si e o corpo, as representações de corpos dissidentes nas artes e a forma que ela própria encontrou de fazer literatura.

As oficinas têm vagas limitadas e as pré-inscrições podem ser feitas no site do evento. Acesse o site, selecione a cidade de Londrina e a aba Oficinas para realizar a sua pré-inscrição.

Vendas de Livros

Editoras, livrarias e distribuidoras, selecionadas via edital, comercializarão livros de diferentes gêneros e para distintos públicos, com descontos mínimos de 20% sobre o valor de capa. Com isso, o Sesc contribui com o mercado livreiro, com a formação de leitores, com a popularização do livro e com a divulgação da produção literária.

Convivência

Em todo o espaço, o público será convidado a viver experiências literárias, desfrutando dos espaços de toda a unidade do Sesc Londrina Cadeião e do Museu do Café, além do café-escola do Senac que oferecerá aos visitantes da Semana Literária o melhor das confeitarias e das cafeterias por meio de um cardápio acessível e variado. Durante todos os dias do evento, haverá visitas monitoradas na unidade e no museu, às 9h e às 14h.

Podcast

No canal do Sesc PR no Spotify é possível acessar as entrevistas com autores convidados, e que relatam suas participações no evento, obras, inspirações, o processo criativo e o transformador universo das artes. Além disso, no dia 4 de outubro haverá o lançamento dos áudios contos da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis e, a partir das 9h, os dez contos selecionados neste ano estarão disponíveis ao público do canal do Sesc PR no Spotify.

Para acompanhar os episódios produzidos: https://podcasters.spotify.com/pod/show/sescpr

Programação completa: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Silvia Bocchese de Lima/Asimp

#JornalUnião

Mel Duarte é a convidada nas programações do Sesc Cornélio Procópio, Sesc Jacarezinho, Sesc Arapongas, Sesc Apucarana, Sesc Bela Vista do Paraíso e Sesc Londrina Cadeião - Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.