Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento é uma realização do Conselho Municipal da Cultura de Paz e ONG Londrina Pazeando, e está em sua 16ª edição

Entre os dias 17 a 25 de setembro, Londrina sedia a 16ª Semana Municipal da Paz. O tema da edição deste ano é “Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz”. Com vários eventos programados em diversos pontos da cidade, a Semana da Paz é uma realização do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), juntamente com a organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando. A programação completa está disponível no site www.londrinapazeando.org.br, na aba “Eventos”.

Segundo o secretário do Compaz e integrante da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, o foco das atividades é conscientizar a comunidade londrinense sobre a cultura de paz. “São oportunidades para promover a educação para a paz e a não-violência, mostrando a importância de solucionar os conflitos de forma pacífica. Apesar das dificuldades, vamos realizar a 16ª edição da Semana da Paz, com apoio e participação de muitas pessoas. E essa parceria da comunidade, a união de forças, em prol da paz, é muito significativa”, ressaltou.

O evento de abertura da 16ª Semana Municipal da Paz é a Carrinhada de Bebês Pacifistas, no sábado (17). Devem participar do passeio, no Calçadão de Londrina, com seus bebês e crianças, pais, avós, tios e familiares. O grupo sai às 11 horas do chafariz, que fica no começo do Calçadão, e prossegue até a agência do Banco do Brasil, com chegada prevista para o meio-dia.

Abraço- No domingo (18), acontece o 8º Abraço no Lago. Os organizadores convidam para o ato simbólico todas as pessoas que desejam a paz para Londrina e o mundo. Com início às 9 horas, a previsão é que compareçam três mil pessoas. Até o momento, estão inscritos cerca de sessenta grupos, entre escolas, empresas, entidades da sociedade civil organizada e outros. As inscrições dos grupos podem ser feitas pelo site da ONG Londrina Pazeando, no link https://goo.gl/N2eOfv.  

A concentração do Abraço no Lago será na esquina da avenida Maringá com a rua Professor Joaquim de Mattos Barreto. Antes do evento, será realizada a 2ª Caminhada pela Paz das Religiões, promovida pelo Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Londrina (GDIL) e pela Associação Médica de Londrina (AML). O grupo reúne representantes de diversas religiões, que irão dar uma volta em torno do Lago Igapó, para ao final participarem do Abraço no Lago.

Durante o 8º Abraço no Lago, o grupo de voluntários “Ciranda do Bem” irá promover ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade. Dentro do ônibus "Cidadania nas Estradas", levado pelo grupo, haverá exibição de vídeo sobre sustentabilidade, e distribuição de materiais para conscientizar a população.

Ao final do evento, integrantes do Rotary Clube de Londrina, em parceria com o Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), farão o plantio de 240 mudas de orquídeas nativas do Paraná. As mudas deverão ser acompanhadas por alunos do Colégio Educar.

A solenidade oficial de abertura da 16ª Semana Municipal da Paz ocorre na segunda-feira (19), às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina. Na ocasião, será lançado o livro Londrina Pazeando, que está em sua 14ª edição.

O livro é uma coletânea de textos e desenhos de alunos da rede pública e privada de ensino, bem como professores, pais ou responsáveis pelos educandos. Em 2016, o tema dos trabalhos que compõem o livro Londrina Pazeando é: "Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Paz e Justiça”.

Exposição - A Biblioteca Infantil de Londrina recebe nesta semana, a exposição de desenhos dos alunos da rede municipal e particular que participaram do Concurso Londrina Pazeando. A exposição inicia no dia 19 de setembro, e fica aberta para visitação até o dia 30 de setembro, com entrada gratuita.  

A Biblioteca Infantil de Londrina fica na Praça 1º de Maio, 110. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o horário de funcionamento é das 12 às 18 horas, e nas terças e quintas-feiras, das 8 às 18 horas.

Mais informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e integrante da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, 9996-1283 e 9144-5276.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.