Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Haverá palestras, feira de livro, bate-papo com autores, análise de obras cobradas em vestibulares, contação de histórias, oficinas e campanha de doação de livros

Nesta sexta-feira (21), às 19h30, terá início a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A abertura oficial contará com a palestra “História do Registro do Conhecimento”, da professora doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Ana Cristina de Albuquerque, no salão social do Sesc Londrina (Rua Fernando de Noronha, 264).

Durante a semana, haverá palestras, feira de livro, bate-papo com autores, análise de obras cobradas em vestibulares da região, contação de histórias, oficinas de livro, de escrita criativa, de produção de histórias em quadrinho (HQ) e de higienização de livros, Campanha Solidária em prol da Biblioteca da Vila Cultural Adecom, além de outras atividades.

De acordo com a Coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município, Leda Maria Araújo, a intenção é reunir diversas atividades e bibliotecas públicas e privadas para incentivar a cultura da leitura. “Pensamos em fazer um trabalho que reúna todo o sistema de bibliotecas da cidade para estreitarmos nossos laços e criarmos juntos uma rede de incentivo à leitura e ao uso do livro. Dessa forma, os profissionais de bibliotecas poderão ajudar uns aos outros e levar a leitura para mais pessoas”, disse.

Feira do Livro - No sábado, dia 22 de outubro, das 9 às 18 horas, haverá a feira do livro trazendo as novidades do ramo literário, lançamento de obras, estande de editoras com produtos em promoções, oficinas, debates sobre os livros cobrados em vestibulares da região, além de outras atrações. Ela será montada no Colégio Mãe de Deus (Rua Pará, 845, Centro).

Durante a feira, estarão expostos livros e produtos da Ciranda Cultural, FTD, Cortez, A Página, Brinquebook, Playbook, Bookroom, Sebo Capricho, Somos Educação: Ática e Scipione e Saraiva, e da Camisetas Elefante Colorido. O público poderá participar das narrativas de histórias com Débora Storti e amigas, às 11 horas; com As Bortolin, às 14 horas; e com Márcia Batista e Aliny Perrota, às 16 horas.

Serão montados ambientes de leitura, espaço para a Biblioteca Infantil, Biblioteca do Colégio Mãe de Deus e Espaço Memória do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina. Além disso, terá bate-papo e autógrafos das obras de Moacyr Eurípedes Medri, Maria Helena de Moura Arias, Irmã Franciely e Leandro Magalhães. A feira de livros também contará com a presença do apresentador do Programa Game Over, Arthur Ribas.

Campanha de doação de livros - De 24 a 28 de outubro, a população poderá ajudar doando obras literárias para a Campanha Solidária em Prol da Biblioteca da Vila Cultural Adecom. A instituição filantrópica tem como objetivo levar a leitura até a comunidade do Conjunto Saltinho. Para isso, ela necessita da doação de livros, que serão recebidos nas bibliotecas participantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que são: Biblioteca Central, Biclioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas, do Centro de Ciências da Saúde, do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos, e da Clínica Odontológica Universitária.

Parceiros - Participarão das ações da semana o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além das Bibliotecas do Sesc Londrina, Senai Londrina, Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Colégio Marista, Colégio Mãe de Deus, Instituto Politécnico de Londrina (Ipolon), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos. A Secretaria de Cultura e o Departamento de Ciência da Informação da UEL também são parceiros.

A promoção da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, em âmbito municipal, é da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina e conta com parcerias público-privadas. Ela foi instituída pelo Decreto n° 84.631, de 9 de abril de 1980, sendo comemorada em todo território nacional, sempre na última semana de outubro.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.