Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Sesc Paraná traz as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa para a primeira etapa do projeto Sonora Brasil, que em 2016 traz como tema "Sonoros Ofícios - cantos de trabalho". Foram selecionadas quatro cidades paranaenses para receber as apresentações: Curitiba (10/8), Ponta Grossa (11/8), Maringá (13/8) e Londrina (14/8).

Os cantos de trabalho são, na maioria das vezes, uma prática coletiva e, apresentam o papel de aliviar o desgaste físico e aumentar a produtividade, além de servir como forma de lamento e de crítica. O primeiro grupo a se apresentar no Paraná é formado por cinco mulheres de Arapiraca, na zona rural do agreste alagoano, e Nelson Rosa, mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas.

O cultivo do fumo foi a principal atividade econômica por mais de cinco décadas em Arapiraca, as mulheres trabalhavam horas a fio sentadas no chão nos "salões de fumo", destalando e selecionando as folhas ao som de cantigas entoadas para espantar o sono durante as madrugadas.

No repertório, o grupo traz canções entoadas na rotina de trabalho da destalação e é formado por Josefa Correia Lima dos Santos, Isabel Sipriano dos Santos, Regineide Rosa dos Santos, Rosália Gomes dos Santos e Rosinalva Farias dos Santos, além de Mestre Nelson Rosa.

O Sonora Brasil é um projeto temático do Sesc que tem como objetivos despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizem a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Desde a sua primeira edição, em 1998, o projeto já recebeu cerca de 80 grupos, em mais de 3.900 apresentações pelo Brasil, alcançando um público superior a 520 mil espectadores.

informações Sesc-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.