Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fusão de poesia, guitarra e baile flamenco encanta pela beleza e cultura espanhola

Que tal assistir a um espetáculo de Flamenco? A proposta é do Sesi Cultura Paraná, que em julho leva a atração gratuita a seis cidades do Paraná, incluindo Londrina.

O espetáculo se serve da arte flamenca num diálogo contemporâneo com as obras "Poemas Del Cante Jondo" e "El Romancero Gitano" do poeta e escritor espanhol Federico Garcia Lorca, um dos maiores expoentes desta arte (1898 – 1936), numa visão do poeta sobre a dança e a cultura tradicional espanhola, misturando-se em verso, guitarra e baile flamenco.

 “Flamenco Para Todos” intercala uma seleção romântica de poemas do escritor espanhol com dança e melodia numa homenagem a este autor surrealista que tanto encantou e encanta corações apaixonados, patriotas e amargurados, e que até hoje vibra com sua força latina, pulsante na língua e na cultura espanhola contemporânea tão propagada pelo mundo.

O espetáculo será apresentado ao vivo e traz em cena um ator, um violonista e duas “bailaoras” (dançarina de Flamenco), intercalando cenas entre poemas, baile e guitarra flamenca. Para não perder na sonoridade e métrica da poesia de García Lorca, o espetáculo é falado na língua espanhola original.

A montagem busca aproximar o público da dança flamenca e da sua história, costurada pela influência do poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca, importante nome do âmbito teatral e literário que contribuiu veementemente com o flamenco e a disseminação da cultura espanhola ao redor do mundo.

A montagem já passou por Curitiba, Pato Branco, Guarapuava e Santo Antônio da Platina. Depois de Londrina ainda segue para Arapongas.

Gisele Passos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.