Filmes sobre o envelhecimento e a longevidade humana serão exibidos quinzenalmente
O filme de estreia, Despedida em grande, conta a história de quatro amigos que decidem se vingar da exploração dos bancos.
Nesta quarta-feira, dia 08/03,humana às 15h, o projeto CEFE - Centro de Estudos e Formações para o Envelhecimento - e o SESC Cadeião Cultural iniciam uma sessão de cinema gratuita quinzenal cujo objetivo é refletir sobre o novo paradigma do envelhecimento e da longevidade humana. Ao final de cada exibição será realizado um bate-papo com o acompanhamento da psicóloga clínica Lilian Furlan e do Coordenador do Projeto CEFE Dacio Villar.
O filme de estreia conta a história de três amigos, Willie, Joe e Albert. Eles levam uma vida pacata, mas sofrem com problemas financeiros. Quando Willie testemunha um assalto milionário a um banco, decide chamar Joe e Albert para elaborarem o seu próprio golpe. É a vez dos idosos se rebelarem contra a exploração dos bancos.
O Coordenador do Projeto CEFE, Dacio Villar, explica que é importante discutir essa questão porque vivemos em uma sociedade com cada vez mais pessoas idosas e em que os jovens precisam se preparar para uma vida longeva. "É uma questão que preocupa nossa sociedade pelo aumento da expectativa de vida das pessoas e pelo aumento da presença da pessoa idosa na sociedade, então, nós achamos importantíssimo abrir todas as oportunidades possíveis para discutir" - Ressalta Dacio Villar.
As exibições serão acompanhadas por um bate-papo promovido pela psicóloga clínica Lillian Furlan que tem atenção especial às pessoas idosas em seu trabalho. "Através dos filmes e seus enredos teremos a oportunidade visualizar e vivenciar situações muito próximas das quais ocorrem ou já ocorreram na vida real, com um diferencial: a possibilidade de repensar e avaliar as situações por estarmos vendo de fora" - Explica Lillian.
Os filmes selecionados são destinados a todos os públicos de todas as idades, para todas as pessoas que se preocupam com o seu envelhecimento, tanto aquelas que já chegaram aos 60 anos quanto aquelas que desejam entender melhor e se preparar para uma vida longa e saudável.
As exibições serão realizadas pelo Projeto CEFE - Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento - em parceria com o SESC Cadeião Cultural e contam com o apoio da Casa de Maria - Centro de Apoio a Dependentes.
Lucas Godoy/Asimp
#JornalUniãoLeia também: