Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O espetáculo teatral “Uma história que não se conta: Ernesto e eu”, solo do ator Renan Parma, fará uma circulação por 10 cidades paranaenses, começando por Aquidaban (distrito de Marialva), Sarandi, Mandaguari, Santa Isabel do Ivaí  e  Santa Cruz de Monte Castelo nos dias 6, 7, 8, 13 e 15 de março, respectivamente. No espetáculo, Parma interpreta em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob a direção de Andresa Viotti. A peça tem classificação livre e duração de 40 minutos.

Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. Sensível a questões interpessoais, busca abordar temas como tristeza, bullying, sentimento de perda, solidão e amizade. A dramaturgia surgiu inspirada no livro “Ernesto”, de Blandina Franco, e tem a produção da Cia Forféu.  

Montado originalmente pelo Prêmio Aniceto Matti, o espetáculo aconteceu no formato online em 2021 e agora ganha uma remontagem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, que irá viabilizar as apresentações sempre gratuitas.

"A nova roupagem do espetáculo caminha ao encontro de um ambiente lúdico, aconchegante e acolhedor. Por meio de brincadeiras e memórias compartilhadas, a peça busca interagir com o público infantil de igual pra igual, olhando nos olhos e respeitando as vivências particulares de cada criança. Embora seja um espetáculo que fala sobre "dores", procuramos fazer isso de forma poética e sensível", comenta a diretora, Andresa Viotti. 

“A versão online foi construída a partir da metáfora da janela, seja a janela da casa ou do computador. Agora na versão presencial, o espetáculo retoma a ideia original do encontro e da superação das diferenças por meio do estado de brincadeira”, explica o ator e idealizador do projeto. Até o mês de abril o espetáculo ainda deve visitar cidades como Loanda, Rondon, Querência do Norte e São Manoel do Paraná.

Serviço:
“Uma história que não se conta – Ernesto e eu”
•    Dia 6 de março às 10h na Escola Municipal José Garbugio (Avenida Marialva, 284), em Aquidaban. 
•    Dia 7 de março às 14h no Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Luiz Zanchin (Av. João Fragall, 144, Pq. São Pedro), em Sarandi. 
•    Dia 8 de março às 10h na Escola Municipal Professora Yolanda Cercal da Silva (Rua Manoel Antunes Pereira, 1132), em Mandaguari.
•    Dia 13 de março às 15h no Centro Cultural Alberto Pacheco (Rua Professora Dulce Cristi, 1170 – Centro), em Santa Isabel do Ivaí 
•    Dia 15 de março às 14h na Casa da Cultura Monteiro Lobato (Rua das Guianas, s/n), em Santa Cruz de Monte Castelo 

Ficha Técnica:
Direção: Andresa Viotti
Ator: Renan Parma
Consultoria em Libras: Danieli Miki
Produção: Forféu Atividades Artísticas                                                                                                                                    
Produção executiva: Alan Gaitarosso
Cenografia: Carla Guizelini e Rafaely Parma
Figurino: Carla Guizelini e Rafaely Parma
Identidade Visual: Art Of Primavera
Comunicação: Madá Criativa
Fotos Still: Lírica Aragão                                                                                                                                          
Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Teaser e entrevistas: IDX Produções Artísticas                                                                                                                                           
Intérprete de Libras: Francielle Lopes 
Apoio: Arena das Artes

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil
Apoio: Arena das Artes
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá e ACIM
Realização: Cia Forféu e Ministério da Cultura.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.