Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) vai apresentar na edição de 2018 o texto inédito Papéis de Maria Dias, da autora paranaense Luci Collin. A tragicomédia faz um confronto entre a vida de cinco mulheres simples e cinco homens consagrados, discutindo temas como grandiosidade, criação e os dramas da existência comum, com direção de Carolina Meinerz e Letícia Guimarães.

O edital para a seleção de atores e atrizes para o espetáculo estará aberto até o dia 9 de setembro. O espetáculo estreia em novembro. Serão escolhidos até dez atores e atrizes profissionais, que começam a ensaiar ainda em setembro. Os inscritos participarão de uma audição e podem interpretar um dos três textos apresentados no edital.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59m do dia 9 de setembro de 2018, exclusivamente por e-mail dirigido ao endereço atorestcp2018@gmail.com, com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. A lista dos artistas selecionados será divulgada no dia 14 de setembro pelo site do Centro Cultural Teatro Guaíra e redes socais.

Os atores e atrizes devem ser profissionais, maiores de 18 anos e residentes no Paraná. Além disso, devem ter disponibilidade para ensaios a partir de 17 de setembro de 2018, de acordo com o cronograma estabelecido para a produção do espetáculo.

Audições

As audições ocorrem nos 11 e 12 de setembro. Além da interpretação do texto escolhido, que tem duração máxima de um minuto, os atores também deverão criar uma cena musical e/ou corporal. Os atores e atrizes selecionados receberão remuneração de RS 12 mil, equivalente a três meses de trabalho.

Romance

Luci Collin explica que o romance, que será publicado no próximo mês pela editora Iluminuras, tem três eixos principais. O primeiro discute a trajetória das cinco Marias, mulheres comuns, com vidas aparentemente banais. O segundo aborda cinco grandes cientistas homens, que, por seus feitos extraordinários, são reconhecidos através dos séculos e recebem homenagens - são nomes de montanhas na Lua, por exemplo. Por fim, há um demiurgo, um criador, que representa o artista e confronta os dois eixos questionando o que torna a vida grandiosa. "Elas têm uma condição meio patética de existência. Nos vemos como vivendo vidinhas, mas será que não somos grandes justamente por isso", questiona a autora.

Carolina e Letícia dividem a direção da peça e afirmam que o trabalho trará uma diversidade de olhares para o público. "Voltamos à poesia de pessoas simples, à beleza do existir em sua simplicidade. É um contraponto a esse mundo de construções midiáticas", diz Letícia. Para Carolina, a grande discussão da história é onde está a grandiosidade da vida. "Como é o processo de elaboração dessas existências e como elas surgem. Esse é o nosso questionamento", afirma.

Força da mulher

Para o secretário de Estado da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani, essa nova produção do TCP foi pensada por muita gente com o objetivo de aproximar a classe artística cada vez mais. “A montagem que será escrita e dirigida por mulheres mostra a força da mulher na arte paranaense”, afirma. “O TCP dá um passo importante para consolidar esse espaço, que é fundamental na construção da cultura do Estado e mostra a força do teatro do Paraná".

Autora e diretoras

Luci Collin - Curitibana, é ficcionista, poeta e tradutora. Tem 19 livros publicados entre os quais Querer falar (poesia, Finalista do Prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (poesia, Prêmio Jabuti 2017), Nossa Senhora D'Aqui (romance, 2015) e A peça intocada (contos, 2017). Participou de diversas antologias nacionais e internacionais (nos EUA, Alemanha, França, Bélgica, Uruguai, Argentina, Peru e México). Traduziu Gertrude Stein, E. E. Cummings, Gary Snyder, Jerome Rothenberg, entre outros. É graduada no Curso Superior de Piano, no Curso de Letras Português/Inglês e no Curso Superior de Percussão Clássica. Na USP concluiu o Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, e dois estágios pós-doutorais em Literatura Irlandesa. Desde 1999 leciona Literaturas de Língua Inglesa no Curso de Letras da UFPR.
Letícia Guimarães - Formada pela Faculdade de Direito de Curitiba, há 26 anos trabalha no Teatro Profissional, sendo que há 16 anos trabalha especificamente com o teatro para crianças. Tem formação em Mímica e como atriz ganhou prêmios (Troféu Gralha Azul de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante). Prêmio de melhor atriz em cinema no Festival de Maringá. Cursou extensão universitária em arte-educação na USP - SP. Como produtora e diretora da Cia. Do Abração ganhou em 2002 o Prêmio Troféu Gralha Azul de Melhor espetáculo.
Carolina Meinerz - Diretora, atriz e mestranda em Filosofia pela UFPR. Trabalhou com grandes diretores de teatro, como Antunes Filho, Celso Frateschi, Rubens Rusche e Alexandre Reinecke. Dentre suas experiências com Artes Cênicas destacam-se: direção dos espetáculos Salomé - de Fausto Fawcett (que participou da Mostra Oficial do 27º Festival de Teatro de Curitiba e pelo qual ganhou sete troféus no 37º Troféu Gralha Azul, maior prêmio das artes cênicas do estado do Paraná, dentre os quais Melhor Direção e Melhor Espetáculo) e Corte Pálido (pelo Núcleo de Encenação SESI PR). Foi coordenadora de performances no International Federation for Theatre Research Conference (IFTR 2017) na USP (SP). É uma das idealizadoras da Cia de Teatro do Urubu.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.