Com casa cheia nas primeiras noites promovidas nos meses de setembro e outubro, a mostra de novos talentos “Foco” chega ao terceiro evento, marcado para o dia 15 de novembro, no Bar Valentino. O projeto tem confirmado o interesse do público em conhecer novas vozes da cidade de Londrina, e registrado uma receptividade calorosa para a diversidade de gêneros musicais apresentada ao longo dos primeiros shows. A banda João e Maria Trio acompanha os novos cantores e cantoras, apadrinhados por artistas experientes na noite londrinense. A promoção é do Valentino, em parceria com a escola Funcart, sob a direção artística de Silvio Ribeiro.
No evento de novembro, seis novos participantes sobem ao palco, orientados pelos veteranos Tonho Costa e Manolex. Tonho Costa é cantor, compositor e guitarrista. Ficou conhecido como vocalista da banda Set Satélite, e depois lançou carreira solo, registrada no álbum autoral “Universo Quintal”, que alcançou destaque nacional no programa Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin na TV Cultura. Sobre o contato com as três cantoras que ele apadrinha no evento em novembro, ele celebra o entusiasmo das participantes: “está muito bonito ver a alegria delas e a escolha do repertório. Este projeto traz uma luz de beleza e de esperança sobre a base da música popular, que é muito rica”, define. Apresentam-se em números solos e em duos com Tonho Costa as cantoras Camila Cardoso, Cigarra e Nara Sacca.
Já Manolex tem 27 anos de cancha nas festas e bares de toda a região, com um repertório dançante e de atitude. “Fiquei lisonjeado com esse convite, porque vem de um lugar tido como referência cultural, intelectual e artística da cidade, que é o Valentino, além do Silvio, que é outra grande referência. Tem muita música boa sendo produzida, e já dá pra saber que teremos muita energia e alto astral para o show”, adianta ele. Seus afilhados são Melissa Jabob, Sabrina Lobo e Wes.
Entre os artistas estreantes da rodada, há trajetórias diversas. Camila trabalha com vendas, Nara está saindo da Educação Física para atuar como Dj e cantora, Wes entrou em contato com a expressão artística de maneira mais profunda fazendo teatro musical na Funcart, Melissa é recém-chegada de Minas Gerais e estuda produção musical. O gosto pelo rock predomina no grupo, mas cada um com influências diferentes e variações que trazem uma identidade própria para seus trabalhos. Enquanto Camila é ligada nos diálogos do rock com ritmos brasileiros, Cigarra traz a bagagem de ter morado fora do Brasil e gosta de música étnica, latina e de influências orientais. Já Nara Sacca está amadurecendo as próprias composições e vai apresentar uma canção autoral no show do dia 15.
O projeto Foco terá ainda uma última noite de apresentações em 2023, no dia 13 de dezembro, com os afilhados das cantoras Sabrina Vargas e Silvia Borba.
Asimp/Projeto Foco – Mostra de novas vozes
#JornalUniãoLeia também: