Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Perto de 70 eventos realizados, cerca de 800 estudantes inscritos do Paraná e de 11 estados do Brasil e com mais de 60 cursos ofertados, a 39ª edição do FIML foi um sucesso

O segundo e último concerto de encerramento da 39ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina, pelo evento Plaenge apresenta, será nesta quinta-feira, 25 de julho no Teatro Ouro Verde, com ingressos a R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia entrada. No palco, a Banda Sinfônica e o Coro da 39º FIML, em um concerto em que serão executadas Música Popular Brasileira e erudita conhecidas do público, sob a regência dos maestros Lélio Alves e Mariana Farah. O mesmo concerto – pelo evento Unopar apresenta – foi realizado ontem (24) com sucesso e ingressos esgotados.

O 39º FIML iniciou no dia 9 de julho e termina nesta sexta-feira (26 de julho), com a apresentação da Peça de Teatro Infantil Z, às 16h, no auditório do Centro Cultural Sesi/AML, aberto ao público e com retirada de convites uma hora antes do espetáculo. Durante 18 dias o festival realizou quase 70 eventos artísticos, nos teatros, auditórios, ônibus, hospitais, zerão, calçadão, escolas, entre outros, além de cidades da região como Apucarana, Arapongas Cascavel, Jataizinho e Rolândia.

Nesta quinta-feira (25), além do concerto no Teatro Ouro Verde, diversas apresentações abertas ao público serão realizadas, que podem ser conhecidas  pelo site do FIML (www.fml.com.br). Um Recital de Sopros, às 10h nas escadarias do Teatro Ouro Verde e repertório variado terá flauta transversal, trombone, trompete, trompa e clarinete.

Alunos da classe de piano, sob a orientação dos professores Allan Duarte Manhas e Luiz Guilherme Pozzi farão um recital gratuito, às 18h no auditório do Sesi/AML (em frente a Concha Acústica – centro) e às 22h, pelo Festival By Night, no Menina Bar (Av. Santos Dumont, 1113), acontecerá o show “Piano e Voz” do cantor David Mour com a pianista Amanda Posette. O couvert será 10,00.

Amadurecimento

“A grade artística deste ano foi de excelente qualidade e diversidade, tanto de obras e músicos, referendando o nosso tema “Festival de Todas as Músicas”. Nestes 39 anos de evento tivemos um amadurecimento no nível dos espetáculos aqui e na região, inclusive de público, que compareceu, respeitou os horários e fez silêncio nas apresentações”, diz o diretor artístico do festival Marco Antônio de Almeida.

Na última semana do festival estudantes dos cursos e oficinas - que atenderam de crianças à terceira idade - realizaram concertos e recitais. “Este é o resultado do aprendizado em salas de aula, uma tradição que une a grade pedagógica à artística do evento e permite uma experiência completa ao estudante do FIML” explica a diretora pedagógica Magali Kleber. O festival também ofereceu pela primeira vez, dois cursos na cidade de Apucarana.

A grade pedagógica do FIML contou com 49 professores de renome, sendo sete internacionais e ofereceu 69 cursos e oficinas em seis módulos, aos quase 800 alunos inscritos, vindos de várias cidades do Paraná e de 11 estados do Brasil (Rio Grande do Sul, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Pará).

O festival deste ano foi orçado em 1 milhão e 300 mil reais. Segundo o presidente da Associação de Amigos do FIML, Marcelo Camargo a atual diretoria contingenciou as despesas, mas ainda será necessário a busca de recursos - patrocínios e apoios - para fechar os custos.

“Foi um grande festival. Trouxemos novidades com uma comissão curadora, que junto com a diretoria, a direção artística e pedagógica do evento, contribuiu na realização de um festival de alto nível. Estamos satisfeitos com esta edição. Homenageamos o fundador deste festival, o maestro Norton Morozowicz regendo a Orquestra Sinfônica do Paraná e esperamos contribuir para que em 2020, a 40ª edição do evento seja um esforço conjunto do poder público, empresários de Londrina e região e da comunidade londrinense”, reforça Marcelo Camargo.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.

Andréa Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.