Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste domingo (1º de maio), às 9h, o “Terra da Padroeira” destaca uma importante tradição caipira: a "Queima do Alho". Ela será preparada durante o programa pelo Sr. Galvão, de Guaratinguetá (SP), que também vai mostrar objetos da cultura tropeira de seu museu.   

O programa ao vivo, comandado por Kleber Oliveira e animado pela dupla Tonho Prado e Menino da Porteira, vai recordar essa tradição, que remete à culinária das comitivas de peões de boiadeiro que viajavam por muitos dias a cavalo pelas estradas. A “Queima do Alho” retrata o momento de parada para o preparo da comida tropeira e a interação dos peões nas longas viagens, contando ainda com festa e modas de viola. 

E para animar a “Queima do Alho” a música não pode faltar. A produção convocou muitas atrações, entre elas, As escolhidas do Catira, grupo da cidade de Luziânia (GO), que tem mais de 15 anos de história e é formado somente por mulheres.

Também se apresentam Day & Lara. Day é filha de Camarguinho (da dupla Cleiton e Camargo), sobrinha de Zezé di Camargo e Luciano. Chegou a gravar música gospel, mas a raiz sertaneja falou mais alto. Lara, de Minas Gerais, partiu para Goiânia e foi lá que os caminhos das duas se cruzaram. As artistas, que já compunham sozinhas, passaram a criar em parceria. Apresentavam-se em audições para mostrar suas composições e suas músicas começaram a ser disputadas pelos principais nomes do gênero. Não demorou muito para oficializar a dupla Day & Lara.

Outra apresentação do “Terra da Padroeira” é a dos irmãos  Dany & Diego, que começaram ainda na infância, quando as primeiras notas musicais começaram a ser ensinadas pelo pai, um sonhador cheio de paixão pela música. O talento, que passou pela juventude de ambos, fez com que, no ano de 1997, surgisse em definitivo a dupla Dany & Diego.

O programa ainda contará com a presença da paulista, Carol Viola. A artista desde cedo se apaixonou pelo instrumento e seu repertório tem grande influência de Tião Carreiro e Pardinho, Bambico, Goiano e Paranaense, Ronaldo Viola, entre outros. Carol já se apresentou em diversos programas de televisão.   

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Day e Lara - Reprodução/Facebook Oficial
Dany e Diego - Reprodução/Instagram Oficial
Carol Viola - Reprodução/Facebook Oficial

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.