Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ainda em sinergia com a Ocupação Benjamim de Oliveira, em cartaz até

13 de março na instituição, os espaços digitais da instituição disponibilizam espetáculos com o elenco do Doutores da Alegria e da Cia Trilha de Teatro. O público também é convidado a participar de conversas on-line com os artistas, a respeito das montagens

Dois espetáculos seguem em cartaz até o dia 27 de fevereiro (domingo) na programação virtual realizada pelo Itaú Cultural. No sábado, 26, e no domingo, também inspiram conversas que conectam plateia e artistas. Um deles é Benjamin – O Filho da Felicidade, da Cia. Trilha de Teatro, que pode ser assistido no hotsite da Ocupação Benjamim de Oliveira https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/benjamim-oliveira/programacao-paralela/#benjamin-o-filho-da-felicidade. O outro é Aquele Momento em que…, do Doutores da Alegria, disponível no Youtube da instituição www.youtube.com/itaucultural.

As atividades acontecem em sinergia com a Ocupação Benjamim de Oliveira, exposição dedicada à vida e trajetória profissional do artista e empreendedor circense Benjamim de Oliveira. A mostra pode ser visitada presencialmente até o dia 13 de março, no Itaú Cultural, e um vasto conteúdo virtual sobre a mostra e o homenageado pode ser conferido no site da instituição www.itaucultural.org.br.

Integrando a programação paralela à exposição, a peça da Cia. Trilha de Teatro, aborda a biografia do Benjamim de Oliveira, homem negro, palhaço, ator, compositor, ensaiador, figurinista, autor, produtor e um dos criadores do circo-teatro brasileiro. Com direção de Miriam Vieira, dramaturgia de Ronaldo Fernandes e orientação de Nelson Baskerville, aborda, ainda, o protagonismo preto e discute sobre a aposentadoria dos artistas, a velhice e o abandono.

Por sua vez, em Aquele Momento em que…, o Doutores da Alegria se volta para o lado artístico e cidadão do palhaço que vive e trabalha na saúde pública. Integrando o Palco Virtual de Cênicas no Youtube, é ambientado por objetos que circulam e remetem ao universo hospitalar, assim como figurinos híbridos, que misturam o palhaço, o cidadão e o profissional de saúde. Tudo permeado de bom humor e poesia.

Conversas no palco

O último final de semana de exibição dos espetáculos nessa programação on-line do Itaú Cultural reserva momentos de encontro entre artistas e interessados em saber mais sobre as suas produções, no Palco Virtual, no Zoom, sempre às 17h.

No sábado, dia 26, a peça O Benjamin – O Filho da Felicidade é o tema da conversa que reúne o elenco da Trilha de Teatro e Heraldo Firmino, artista e ativista do movimento negro que desenvolve pesquisas com a cultura popular e o cômico brasileiro, trabalhando em suas criações um olhar decolonial. A mediação é de Natalia Souza, produtora de Artes Cênicas do Itaú Cultural.

Aquele Momento em que… conduz a temática do bate-papo no dia seguinte, domingo, 27. Mediada por Regina Medeiros, produtora do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, a conversa conta com a participação de integrantes do Doutores da Alegria, organização fundada em 1991, introduzindo a arte do palhaço no universo da saúde.

Os ingressos para participar das conversas são gratuitos, como toda a programação da instituição, e devem ser reservados pela plataforma Sympla – mais informações em www.itaucultural.org.br.

Larissa Corrêa/Asimp/Itaú Cultural

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.