Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

"Dó Pó da Terra", filme inédito na TV Aparecida, vai ao ar nesta sexta-feira (18/3), às 21h15. A história escolhida para a sessão Tela de Sexta, marca a passagem do Dia do Artesão, comemorado em 19 de março.

A produção nacional, dirigida por Maurício Nahas, é um retrato afetivo e aprofundado sobre a relação entre os artesãos e moradores do Vale do Jequitinhonha (MG) e a matéria-prima que utilizam: o barro, substância que vem da terra de onde vieram os homens e que dá a chance de transformar miséria em arte.

O roteiro do documentário mostra que muitos rótulos e pré-conceitos já estiveram ligados ao Vale do Jequitinhonha, região de veredas, com artistas que transformam nacos de terra em universos de fantasia. Homens e mulheres, tingidos de barro, maltratados pelo vício, explorados pela ganância, subjugados pela própria sorte, resistentes, guerreiros que desafiam todos os dias os números cruéis das estatísticas públicas.

Com classificação Livre, o filme tem entre os entrevistados Mercinda Braga, Amadeu Braga, Noemisa Batista, Ulisses Mendes e Zezinha Gomes.

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.