Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A TV Aparecida deu o pontapé inicial na produção de teledramaturgia com a minissérie "Cartas Santas". Baseado na vida dos santos, o projeto estreia na segunda-feira, dia 13 de junho, às 19h30.

Com direção, roteiro e pesquisa de Felipe Pontes, idealização e concepção do Núcleo de Produções Especiais da TV Aparecida, "Cartas Santas" terá cinco episódios, com exibição de segunda (13/6) a sexta-feira (17/6), cada um focado na vida de um santo diferente. O primeiro será sobre Santo Antônio, e na sequência, Santa Teresa do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia e São Benedito.

"Cartas Santas" apresenta de forma dramatizada a história de santos, ao final da vida, escrevendo ou narrando sua história como uma carta para Deus, relembrando sua trajetória na Terra.

"Nosso objetivo é levar aos devotos, que acompanham a TV Aparecida, a história de vida de santos e santas de uma forma humana. Mostrar que apesar das adversidades e dificuldades da vida, eles nunca se afastaram de Deus e seguiram seu caminho de santidade, vidas que viraram exemplos e alimentam a nossa fé diária", avalia o diretor Felipe Pontes.

A ideia da minissérie "Cartas Santas" surgiu em 2020, no começo da pandemia da Covid-19. Após a produção do especial musical "Acordes da Esperança", o Núcleo de Produções Especiais da TV Aparecida começou a pensar em outros formatos, tendo como proposta evangelizar usando a arte, o entretenimento e a dramaturgia.

"Por que não contar histórias de santos e santas de maneira dramatizada, como se eles estivessem escrevendo cartas a Deus no fim de suas vidas, relembrando sua trajetória na Terra até o dia de sua morte? Através deste questionamento, nós chegamos à ideia do Cartas Santas", explica o diretor e roteirista do projeto, Felipe Pontes.

Por conta das limitações impostas pela pandemia, a produção começou de maneira enxuta. O primeiro episódio foi sobre Santa Rita, feito quase totalmente com uma única atriz em cena, Isabel Ramos, e outras poucas cenas com três coadjuvantes. E com o passar do tempo e a chegada da vacina, dando mais segurança para a produção, as filmagens tiveram até 60 pessoas, em uma cena de batalha no episódio de São Francisco, interpretado por Gabriel Brito.

No episódio de Santo Antônio, interpretado por Alessandro Cardoso, a produção gravou cenas no mar de uma praia de Ubatuba (SP). O episódio de Santa Teresinha marca a primeira experiência em televisão da atriz de teatro Sol Soliva. E no episódio de São Benedito, interpretado por Anderson Oliveira, a produção evidencia através de expressões artísticas a forte cultura africana, de onde se origina o santo.

As cenas da minissérie foram todas filmadas em locações na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista. Alguma delas são o Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira (SP), o Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), Convento Monte Alverne, em Pindamonhangaba (SP), e no trem da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Todos os episódios serão introduzidos pelo missionário redentorista, padre José Luís Queimado, que vai falar um pouco sobre o santo destacado e ambientar o telespectador na história.

"É uma megaprodução lindíssima da TV Aparecida, que vai convidar as pessoas a olharem para a história dos santos e a se inspirarem nelas, a buscarem a santidade. Cartas Santas é uma série feita para o povo que nos acompanham pela TV e pelo Portal A12, para nos aproximar da santidade, evangelizar e, juntos, crescermos na fé", diz o padre José Luis Queimado.

Todos os episódios terão audiodescrição (AD) e closed caption. As sinopses, o trailer oficial, depoimentos dos atores e fotos da minissérie estão disponíveis no hotsite a12.com/cartassantas, e os episódios, na íntegra, estarão site e no YouTube oficial, logo após a sua exibição na grade da TV Aparecida.

Episódios

13/6 (segunda-feira) – Santo Antônio de Pádua

14/6 (terça-feira) – Santa Teresa do Menino Jesus

15/6 (quarta-feira) – São Francisco de Assis

16/6 (quinta-feira) – Santa Rita de Cássia

17/6 (sexta-feira) – São Benedito

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.