Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Podem participar integrantes da comunidade interna da universidade e também externa. Inscrições para o concurso de contos serão de 10 de julho a 4 de setembro. Para a criação do selo comemorativo o período encerra em 2 de agosto. Confiras a regras.

A equipe do Sistema de Bibliotecas da UEL promove um Concurso Literário de Contos da Universidade como parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e das comemorações dos 50 anos da instituição, ambos em outubro. O concurso é aberto a todos os interessados, maiores de 16 anos, e tem como objetivo incentivar a criação literária na comunidade geral, assim como marcar a data e fomentar a memória da UEL.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 4 de setembro. O regulamento completo pode ser lido AQUI. Cada participante pode inscrever apenas um conto.

De acordo com as regras, os textos deverão ser inscritos sob pseudônimo, entre 3,5 mil e 10 mil caracteres (com espaços) e não ultrapassar cinco laudas A4. Também precisam ser inéditos e em língua portuguesa.

Os textos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em Linguagem e Literatura. Serão levados em conta a temática “50 anos da Universidade Estadual de Londrina” e os aspectos que definem o texto literário, como estrutura, linguagem, expressividade, originalidade, abordagem do tema, unidade. Poemas, romances e outros gêneros serão desclassificados. Contos com outros temas não serão aceitos.

Os resultados do Concurso serão divulgados nas redes sociais da UEL e da Biblioteca, até 7 de outubro de 2021, e no endereço BC/Confira.

Premiação

Os 30 melhores contos serão publicados no livro “Concurso Literário de Contos da UEL 50 anos”, que será organizado em formato físico e virtual a ser publicado pela Universidade Estadual de Londrina. Os três melhores colocados terão destaque na obra. Além disso, receberão, respectivamente, dez, oito e cinco exemplares da publicação. Os demais classificados receberão um exemplar. Os selecionados serão informados por e-mail.

No caso de o participante ser aluno da UEL e tiver conto pré-selecionado, ainda que não seja classificado para a publicação, receberá um certificado de participação de 10 horas, que pode ser utilizado como Atividade Acadêmica Complementar, conforme anuência do Colegiado. Mais informações podem ser obtidas pelo e mail concurso.literario.uel@uel.br ou no site do evento.

Selo Comemorativo

A UEL lançou também um concurso para a escolha do Selo Comemorativo de 50 Anos, que será utilizado entre 2021 e 2022. A atividade de produção é aberta a toda a comunidade interna e externa e vai selecionar o selo que será usado em todos os materiais institucionais da universidade, desde site, papéis timbrados, folders, cartazes e e-books.

As inscrições vão até 2 de agosto, através do e-mail comunica@uel.br. O assunto do e-mail enviado deve ser “Selo 50 Anos”. Os resultados serão divulgados no dia 12 de agosto, no site O Perobal, e a entrega dos prêmios e certificados ocorrerá em 7 de outubro. O vencedor, que pode ser uma equipe de até cinco pessoas ou um só integrante, vai receber um kit de papelaria da UEL, além de troféu e certificado.

A proposta deve levar em consideração os atributos e valores da universidade, uma entidade pública, gratuita e que tem a missão de levar desenvolvimento e transformação social, política, econômica e cultural para Londrina e o Paraná, com plena autonomia didático-científica.

A proposição de selo deve ser enviada em três versões: multicoloria, monocromática (em tons de cinza) e preto e branco. É necessário ter 20×20 cm e 150 dpi. As ideias enviadas têm que ser 100% originais e inéditas.

Foi escolhida uma comissão julgadora de cinco integrantes para avaliar as propostas: um representante da Diretoria Gráfica; um representante da Reitoria; um docente do Departamento de Design; uma servidora da área de Design; e um representante estudantil.

Os critérios utilizados serão originalidade e autenticidade (peso 1), comunicabilidade (peso 1) e harmonia estética (peso 2). A autoria das propostas permanece anônima para os jurados.

Uma das juradas, a professora do Departamento de Design Gráfico e diretora da Gráfica da UEL, Camila Doubek espera receber propostas que representem o espírito da Universidade, que sejam harmônicas esteticamente. “Devemos receber muitas tipologias de selos, o que é bastante rico. Será um reflexo de como as pessoas enxergam a UEL”, comenta.

Mais informações podem ser obtidas no Edital/UEL 50 ANOS de lançamento do concurso.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.