Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, apresentou, na quarta-feira, 7 de abril, o projeto Parque de Cultura, Extensão e Inovação da UENP ao prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares. A reunião, que contou com a participação do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho e do chefe de Gabinete, Fúlvio Boberg, buscou encaminhar parceria para ações e obras que serão realizadas no antigo Tecpar de Jacarezinho, espaço cedido à UENP.  

Durante a reunião, o diretor de Cultura da UENP, James Rios, apresentou o projeto geral planejado para o espaço que contará com Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, Planetário e o Galpão Cultural Romano Nunes (Cabelo) que irá concentrar oficinas permanentes de teatro, dança, violão, percussão, capoeira, artesanato, dentre outros.  Ainda segundo o diretor, o objetivo é implementar o Parque Cultural em consonância com o Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte Pioneira, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras municipais da região, Instituto Federal do Paraná (IFPR), iniciativa privada, agências de fomento e empresas estatais.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou que o desejo da Universidade é tornar o espaço uma referência cultural para o Norte do Paraná após a implementação de todo o projeto previsto para o local. A reitora acentuou ainda que a parceria com a Prefeitura será fundamental para viabilizar todas as ações previstas. “Nosso desejo é desenvolver e fortalecer cultural e economicamente nossa região. Mais especificamente, esse espaço irá beneficiar diariamente, por meio de oficinas culturais permanentes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos dos bairros próximos ao Tecpar como o Jardim São Luiz, Jardim Castro, Vila Prestes, Vila Setti, Panorama e Aeroporto, além de outros bairros mais distantes”, disse a reitora.

 “Reconhecemos a tradição e o potencial de Jacarezinho nas mais diversas formas de manifestações artísticas e culturais e esse legado certamente irá contribuir para que possamos trilhar caminho exitoso na realização desse projeto que irá impactar de maneira positiva toda região do Norte do Paraná. Essa parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, com apoio para obras de infraestrutura, iluminação, acesso, pista de caminhada e oficinas permanentes, será importantíssima para a concretização desse grande projeto que irá beneficiar de maneira direta a população da nossa região”, acentuou a reitora. “Contaremos ainda com parceria do Instituto Federal do Paraná (IFPR), instituição que irá somar de maneira muito relevante para a realização dos trabalhos que estamos planejando”, finalizou a reitora.

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, manifestou interesse no projeto apresentado pela Universidade e se colocou à disposição para atuar em prol das ações necessárias para sua viabilização. “Achei incrível o projeto apresentado pela Universidade. É importantíssimo o fomento à cultura.  O projeto é muito bonito, é muito grande, o espaço é maravilhoso”, destacou o prefeito. “Reconhecemos que a cultura não é tratada como se deveria no Norte Pioneiro. Com esse projeto, vamos fomentar ações culturais para toda a região e aquele espaço será fundamental para isso”, concluiu Marcelo Palhares.

O vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa ressaltou a importância do Parque para a formação do conhecimento das crianças, jovens e adultos que visitarem o local. “Com toda a estrutura que pretendemos colocar à disposição daqueles que visitarem o Parque, sejam crianças, jovens, sejam adultos, pretendemos mudar a relação que as pessoas estabelecem com o conhecimento. O Planetário, um ambiente projetado com o objetivo de simular o ambiente terrestre desde seu surgimento, será o ponto de partida para uma viagem pela história da humanidade até chegarmos ao nosso tempo. Queremos proporcionar às nossas crianças e jovens estudantes da região um espaço que os grandes centros já possuem, possibilitando acesso ao que há de mais atual em tecnologia”, disse o vice-reitor, que está responsável pelo projeto. Participou também da reunião a assessora técnica de Cultura da UENP, Beatriz Rodrigues Cunha.     

Tiago Angelo/Asimp/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.