Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, divulgou a abertura das inscrições para o projeto “Coral Popular da UENP”. Vinculado ao Programa de Desenvolvimento da Região Norte do Paraná, o projeto implementará o coral nos três campi da instituição. A ação pretende promover a manutenção e difusão das manifestações e experiências das camadas populares da região. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de agosto.

De acordo com o diretor de Cultura da UENP, James Rios, o projeto representará a UENP e a cultura do Norte do Paraná em diversos eventos da região. “O Coral Popular é uma importante iniciativa da nossa Universidade. Trata-se de mais um projeto institucional que tem por objetivo ofertar uma atividade musical em todos os campi e, na mesma perspectiva, difundir e divulgar a produção musical popular de nossa a região. Pretendemos fazer um trabalho assentado na experiência cultural do nosso território”, destaca.

A seleção dos novos coralistas será realizada pelo regente Lucas Marin, que também será responsável por ministrar palestras, minicursos e apresentações culturais em eventos institucionais da UENP. Não é necessária experiência musical, o único pré-requisito para participar é ter mais de 17 anos. Após o envio da ficha de inscrição, os candidatos devem agendar uma audição com o regente para classificação de extensão vocal.

Lucas, que já regeu alguns corais em São Paulo, explica que as atividades são ações de extensão universitária e abertas a toda a população com ou sem vínculo com a UENP. “Trata-se de um projeto de extensão voltado também para a comunidade externa. O objetivo fundamental é a formação do próprio grupo para prática musical”, afirma.

Segundo o regente, o projeto está relacionado à atividade de pesquisa do Grupo Mapeamento Cultural. “A intenção é que o coral seja um local que possa funcionar como um laboratório musical onde divulgaremos a música popular tradicional da região Norte do Paraná. Dessa forma teremos um direcionamento estético bem definido, qual seja a música popular brasileira tradicional oriunda de grupos, comunidades e artistas locais”, explica Lucas.

Os novos cantores participarão da agenda de eventos culturais e institucionais da UENP no segundo semestre de 2023. Para Marin, entre as atribuições da atividade coral estão o ensino musical, vivências em performance artística, senso de coletividade e desenvolvimento de habilidades sociais.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição via formulário online disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0NBdDPXFfG8sjPwTyU8YdSarNW-N_D3kCfpMUD-lFdglqxA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&pli=1

Ascom/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.