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Alunos participam de diversas apresentações em unidades escolares nesta semana; projeto que já atendeu aproximadamente 11 mil crianças

O projeto “Educação Musical através do Canto Coral – Um Canto em Cada Canto”, da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo diversas apresentações musicais em escolas, encerrando o 1º semestre de atividades de 2022. Ao todo, serão realizados 15 concertos, dos quais dez já aconteceram e os outros cinco serão nesta semana, antecedendo o recesso escolar da Rede Municipal de Educação de Londrina (RMEL), que inicia na próxima segunda-feira (11).

As apresentações são abertas ao público e gratuitas. Elas são realizadas por estudantes dos 3º, 4º e 5º anos, de 9 a 12 anos, sendo as próximas hoje (6), às 8h30, na Escola Municipal Leonor Maestre de Heldi, e a outra às 10h30, na Escola Municipal Carlos Kraemer.

Na quinta-feira (7), os últimos três concertos de encerramento do semestre serão às 9h, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares; às 14h30, na Escola Municipal San Izidro; e às 16h45, na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães. No repertório das apresentações, constam as seguintes canções: Sabiá – canção com as notas musicais; Shiru – canção hebraica; Rap do Lobo; Fui no Itororó – canção folclórica/Villa Lobos; e Canção Dó-Re-Mi, interpretada pelo grupo desde 2002.

Em sua 21ª edição, o projeto Um Canto em Cada Canto está presente em 17 escolas da RMEL. O objetivo é oferecer uma prática educativa de iniciação musical, por meio do canto em grupo, dentro do ambiente escolar. As atividades permitem que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas além da formação musical, estimulando a disciplina, a concentração e o senso coletivo.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Oleide Lelis, o canto em grupo tem contribuído para uma maior socialização dos alunos, modificando seus comportamentos e elevando a autoestima, permitindo que eles interajam positivamente na própria comunidade em que vivem. “As crianças começam a ter consciência da sua importância e da responsabilidade dentro do próprio grupo, submetendo-se a uma direção sem perda da personalidade”, disse.

Sobre o projeto – Em seus 20 anos de existência, desde 2002, a iniciativa já atendeu cerca de 11 mil crianças, de todas as regiões da cidade de Londrina, promovendo mudanças de suas posturas sociais e musicais e interferindo tanto nos procedimentos das escolas como nos de seu entorno. Atualmente, são atendidas 900 crianças de 17 escolas municipais de Londrina. Os alunos são orientados por monitores (regentes e pianistas), que se revezam nos ensaios semanais nas escolas, por uma coordenadora pedagógica e uma assessora artística. O projeto também abre espaço para estágio.

Os ensaios são realizados dentro das escolas que integram o projeto, uma vez por semana com duração de 1h30. Músicas populares, folclóricas, do repertório clássico internacional para coro infantil e músicas autorais, a uma, duas ou eventualmente até mais vozes, de diferentes etnias, fazem parte do repertório desenvolvido nas escolas.

As atividades do projeto baseiam-se em metodologias defendidas por inúmeros educadores musicais, incluindo Emile Jacques Dalcroze, Zoltán Kodály, Edgar Willems, Murray Schaefer, além de pesquisadores voltados especificamente à área de canto coral, tais como Elza Lackschevitz, Doreen Rao, Jean Bartle, Henry Leck.

Desde o seu início até o momento, o projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Também possui convênio com a Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Associação Cultural “Um Canto em Cada Canto”.

NCPML

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