Vem aí em setembro, o Londrina Matsuri 2022
Três dias de tecnologia, inovação, filantropia, workshops, arte, cultura e gastronomia oriental no Parque Ney Braga em Londrina, entre 9 e 11 de setembro
A 18ª edição do Londrina Matsuri, evento que apresenta o melhor da cultura oriental, foi lançada ontem (24), no Centro de Educação Ambiental da SEMA (Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina), no Parque Arthur Thomas, em um café da manhã, no estilo piquenique, com a participação de organizadores, autoridades, parceiros, convidados e imprensa. Os participantes receberam dos organizadores uma cesta (balaio) produzida pela comunidade Kaingang com produtos para o café.
“O Londrina Matsuri já tem um histórico de incentivo à preservação ambiental. Há pelo menos 12 anos premiamos escolas municipais, parceria com a sec. munic, de educação, em um concurso que incentiva a divulgação das melhores práticas ambientais, além de termos durante o evento espaços que demonstrem atividades voltadas ao meio ambiente. Recebermos nossos convidados no lançamento em um ambiente aprazível, como o Arthur Thomas, é uma forma de reforçarmos esta proposta e incentivarmos também o turismo”, explica Luiz Shiroma, um dos organizadores do evento.
O Secretário de Cultura de Londrina, Bernardo Pelegrini, comentou sobre a riqueza cultural que as diversas etnias (mais de 40), que participaram da formação da cidade, contribuíram com a cultura local. Ressaltou que colhemos estes frutos hoje e que o Matsuri é um deles e está entre o legado dos japoneses. O professor da área ambiental da Sema, Jorge Akira Oyama, que representou no lançamento o Secretário do Ambiente, disse que a valorização ambiental pelos eventos é muito importante e elogiou o lançamento ter sido realizado no Parque Arthur Thomas.
Em setembro, com a Primavera
O Londrina Matsuri 2022, Festival da Primavera, será realizado entre os dias 09 e 11 de setembro no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, apresentando a arte e cultura oriental através da música, dança, oficinas, tecnologia e gastronomia. A festa também comemora a chegada da Primavera e o objetivo é preservar, difundir e integrar a cultura oriental entre os brasileiros. O Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, promove o evento.
Grupo Sansey/Divulgação
A programação do Londrina Matsuri 2022 é abrangente, a abertura oficial está agendada para o dia 10, sábado, às 19h. Esta edição traz entre as novidades, um espaço PetShop, um encontro de Harley Davidson (HOG Red Wheel Londrina) e a atração internacional do Japão, REATMO, uma versão evoluída de "human beatboxer" que faz pleno uso de equipamentos eletrônicos em suas apresentações, adicionando sua voz e técnicas de beatbox nas músicas.
O tradicional
Já é tradição do Londrina Matsuri ter na programação atividades dirigidas aos jovens, com um espaço para a cultura pop oriental com dança, workshops, música, DJ, entre outros. O evento Nikkei Deai - Oportunidades, Experiências e Valores -, terá sua segunda edição, com oportunidade aos jovens de compartilhamento de experiências, conhecimentos, debates e o desafio de manter os valores e tradições orientais.
A cultura tradicional japonesa também estará presente no Londrina Matsuri com o Festival de Bon Odori - que conta com a participação de dezenas de entidades da região -, principalmente de idosos. O evento apresenta ainda oficinas gratuitas de mangá, origami, shodô (caligrafia japonesa), orinuno (origami em tecido) pintura, além de uma ampla área comercial com produtos variados e uma verdadeira festa da culinária oriental, na praça da alimentação. Destaque também para a 6ª Feira de Tecnologia, uma realização em parceria com o SESI/SENAI/FIEP.
Patrocínio: Unimed Londrina; Boulevard Shopping Londrina; Sakura; Rede de Farmácias Drogamais; Grupo Midiograf; Suco Prati`s; Copel, Cooperativa Integrada; Itaipava; Rossetto Seguros; Prefeitura do Município de Londrina-Secretaria da Cultura/Promic.
Apoio: Governo do Estado do Paraná; Sociedade Rural do Paraná; Flamingo Design e Comunicação; Sistema Fiep-Senai; Hotel Galli; Fecomércio/PR-Sesc-Senac; St. James International School; Ponto Rural; Semegrão; Sonkey; Avos Urbanismo; Nissin.
Andrea Monclar/Asimp
#JornalUniãoLeia também: