Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (26), às 20 horas, a Vila Cultural Grafatório apresenta a exposição “Líquido que nem pedra” sobre a contemporaneidade. A iniciativa marca o encerramento das atividades de 2016 e será realizada na Avenida Paul Harris, 1.575 com direito à discotecagem do projeto Emporio da Keiko. A entrada é franca. A Vila Cultural conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A exposição faz parte do projeto Expografias, que selecionou artistas de todo o Brasil para exporem seus trabalhos na Vila Cultural Grafatório. Nesta terceira edição, conta com obras de Anderson Monteiro, Pilar Rocha e do Coletivo Traço. Nela, os artistas demonstram, por meio da arte, os desafios da contemporaneidade. Para isso, eles exploram, plasticamente, o imaginário simbólico da rocha.

O artista Anderson Monteiro, de Londrina, apresenta o “Passado para o futuro”, com naturezas-mortas feitas com grafite, óleo de linhaça, pó de chaminé e tinta a óleo. Esses materiais corroem o papel criando uma terceira margem, ou seja, um lugar de tensão, entre desenho e pintura, materialidade e vazio, perenidade e finitude.

Já o Coletivo Traço, de Porto Alegre, expõe o “Traço – pulso primordial”, em que a instalação reúne desenhos em grafite, crayon e óxido de ferro, em diálogo com fotografias de pinturas rupestres e textos. A obra parte do conceito de desmontagem, caro ao surrealismo, e é inspirada na noção de “imagem em movimento”, de Aby Warburg.

A artista Pilar Rocha, do Rio de Janeiro, reúne obras de diversas séries. São desenhos feitos apenas com furos de diferentes agulhas que formam galáxias e texturas minerais sobre papéis. É o procedimento que a artista chama de “medotologia da ostra”, na qual a repetição de camadas, com o passar do tempo, forma uma imagem pelo acúmulo de furos, lembrando a textura de uma pedra pome.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.