Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com entrada gratuita, a exposição reúne camisas esportivas da coleção pessoal do técnico e preparador físico londrinense

A Vila Cultural Triolé apresenta a exposição “Histórias do Futebol”, composta por itens da coleção pessoal de camisas do técnico Billy de Paula. A exposição é aberta ao público, com entrada gratuita, e estará disponível até o dia 30 de abril. O público poderá conferir a mostra de terça a sexta-feira das 8h às 12h, e das 14h às 18h, na Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial. E nos finais de semana com programação artística na Vila Triolé, a exposição também estará aberta ao público.

Na exposição, as camisas de times de futebol resgatam memórias diversas, envolvendo amizades, viagens, jogos, situações engraçadas ou difíceis. Em todas as histórias, a bola é inspiração.

O dono da coleção, Billy de Paula, é preparador físico, graduado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Morador de Londrina, atuou em comissão técnica pelo Londrina Esporte Clube (LEC), ACP Paranavaí, e no Al Talwen Club, equipe da cidade de Buraida, na Arábia Saudita, entre outros. Também atuou em jogos por todo Brasil e no exterior, como Suíça e Itália.

O técnico e preparador físico contou que as camisas selecionadas para a exposição somam apenas 10% de sua coleção completa. Isso é possível pelos muitos anos de sua trajetória no mundo do futebol, iniciada desde jovem como torcedor, frequentando jogos em estádios do Brasil inteiro e praticando o esporte por diversão. E prosseguiu profissionalmente, fazendo parte da comissão técnica de times ao redor do mundo e, atualmente, ensinando futebol.

Aos 73 anos, Billy de Paula é uma verdadeira enciclopédia sobre a época romântica do futebol. Dezenas de páginas poderiam ser escritas com relatos e anedotas de tudo que já viveu no mundo do esporte. Mas, para ele, o que realmente importa são as conexões feitas com os jogadores que viu crescer, os profissionais que trabalhou lado a lado e os amigos para a vida que tem até hoje.

“Guardo essas experiências como se fossem troféus. Tenho camisas de times que já trabalhei, de amigos que fiz anos atrás, jogadores que acompanhei quando começaram no Londrina e hoje estão espalhados pelo mundo inteiro. Muitos que eram apenas meninos quando começaram a jogar e hoje são homens, pais, casados, mas ainda quando entram em contato comigo fazem questão de agradecer, porque eu sempre quis ensinar a eles, além do futebol, sobre honestidade e valores em todas as áreas” relatou o profissional.

O presidente da Associação dos Profissionais de Arte de Londrina e representante da Vila Triolé, Alexandre Simioni, falou sobre a exposição, que une esporte, cultura e a trajetória de um cidadão londrinense. “Cultura e futebol tem tudo a ver. O futebol faz parte da nossa cultura e reúne muita gente, e é muito legal essa união das pessoas. Seja em um churrasco para ver o jogo no final de semana ou na Copa do Mundo, as pessoas estão se reunindo. Foi nesse sentido que pensamos em montar essa exposição aqui na Vila, para valorizar a história pessoal de alguém ligado ao futebol, com cada camisa contando uma história”, disse.

Simioni acrescentou que a exposição transcende o esporte por contar a história da vida de Billy de Paula. Segundo ele, a referência e inspiração são os museus orgânicos da região do Cariri, no Ceará, com exposições relatando vidas pessoais, e a expectativa é que outras exposições na Vila Triolé contem histórias de mais pessoas.

Em março, a Vila Triolé completa 10 anos e celebra com uma programação especial de espetáculos, exposições e oficinas artísticas que acontecerão durante todo ano. Boa parte desta programação é realizada pelo grupo gestor e por grupos e artistas residentes da Vila Triolé, além de projetos externos, normalmente contemplados pelo Promic. Mais informações a programação do centro cultural podem ser encontradas no site da Vila Triolé ou na página do Instagram @vilatriole.

A Vila Triolé tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic.

(Confira fotos da abertura da Exposição - Fotos: Anibal Vieira/Divulgação)

Sofia Loredo/NCPML

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Confira as fotos da abertura da Exposição - Fotos: Anibal Vieira/Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.