Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A oficina será ministrada por Diego Zadra na Vila Cultural Barracão Tangará, e é destinada a todos os que tiverem interesse pelo teatro

Voltado a todos os atores, não atores, entusiastas e curiosos sobre as artes dramáticas, o workshop Jogos Teatrais está com as inscrições abertas. Realizado pela ONG Arte e Vida, o curso acontecerá no dia 9 de março, sábado, na Vila Cultural Barracão Tangará (Rua Augusto Severo, 544, Bairro Aeroporto) e será ministrado pelo programador cultural Diego Zadra.

As inscrições para a atividade são gratuitas, e podem ser realizadas através do número de WhatsApp (43) 99922-9656. A classificação etária para a participação no projeto é de 16 anos.

Com 1h30 de duração, o curso será conduzido das 9h às 10h30. A oficina tem como objetivo criar um repertório coletivo de habilidades por meio dos jogos teatrais, e demonstrar como atividades lúdicas teatrais compõem a formação de grupos de teatro e montagens de espetáculos.

Dividida em quatro etapas, a iniciativa será constituída pela introdução ao tema, atividades práticas, troca de experiências e o encerramento do curso. De acordo com o idealizador do workshop, Diego Zadra, as habilidades interpessoais que serão trabalhadas ultrapassam as barreiras dos palcos.

“Vamos desenvolver o autoconhecimento, comunicação, empatia, respeito à diversidade, saber ouvir e fazer críticas, reconhecer erros e uma série de outras habilidades”, conta.

Formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina em 2002, Zadra trabalhou como arte-educador e educador social de teatro e circo por mais de 15 anos. Foi integrante, ainda, dos grupos londrinenses Aerocircus e Troupe Tangará, entre 2001 e 2014, atuando como artista circense e diretor artístico.

Ele conta que a oficina tem muita influência do início da sua trajetória na área. Zadra começou seu percurso artístico em 2001, através da Rede da Cidadania, um programa que visou trabalhar a cultura como política pública em Londrina por meio de oficinas arte-educativas.

Atualmente, o artista é programador cultural do Sesc Londrina Cadeião e coordenador do Núcleo de Produção Teatral da unidade. Para ele, as oficinas são uma maneira de manter um contato ativo com a sua formação. “Nunca parei de desenvolver essa oficina, independentemente do lugar onde eu estava trabalhando. É uma prática que sempre gostei de desenvolver, e que já fiz em inúmeros espaços, para públicos bem variados”, salienta.

Conforme Zadra, a viabilização desse curso à comunidade londrinense fomenta o acesso às artes por meio da experiência prática, já que há uma escassez de espaços públicos ou gratuitos que ofereçam iniciativas semelhantes. “O principal objetivo é o contato com atividades arte-educativas em espaços tecnicamente qualificados, que oportunizem, além das vivências propriamente ditas, possibilidades e abertura para questionamentos, trocas de experiência e construção coletiva de conhecimentos”, sublinha.

A Vila Cultural Barracão Tangará conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Manu Barioni/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.