Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O transporte emergencial de pacientes ganhou nesta semana um importante reforço em Rolândia. O município foi um dos 125 contemplados com uma ambulância cada, entregues pelo Governo do Estado na quarta-feira, 25 de junho, durante solenidade no Palácio do Iguaçu, em Curitiba.

A ambulância trazida para Rolândia foi viabilizada por verba parlamentar de R$ 120 mil da deputada federal Cantora Mara Lima, que acompanhou o prefeito Johnny Lehmann no evento de quarta-feira em Curitiba. O lote de 125 ambulâncias custou R$ 11 milhões ao Governo do Estado.

Johnny Lehmann afirma que a nova unidade vai reforçar a frota de ambulâncias em Rolândia. “É de grande importância destacar a parceria com o Governo Estadual e a deputada Mara Lima; Rolândia, com isso, dá um passo à frente na área da saúde”, destaca o prefeito.

A secretária de Saúde, Gisele de Freitas, explica que a nova ambulância será destinado ao Transporte Emergencial Centralizado (TEC), para atender pacientes que necessitam de resgate e transferência. “Entre os serviços realizados pela Secretaria de Saúde, o TEC de Rolândia é direcionado para este fim, sendo ele responsável pela nova ambulância”, afirma ela.

O coordenador da frota de ambulâncias de Rolândia, Adilson Gonçalves, que há 23 anos trabalha com o transporte de pacientes, diz que a ambulância vai aliviar a “correria diária”. “Realizamos 80 agendamentos diários através da Secretaria de Saúde”, ele enumera. “Um exemplo é o transporte de 32 pacientes que utilizam o microônibus para transporte em Londrina, e outros 30 pacientes que utilizam, em dias intercalados, o transporte de van para tratar de doenças renais, como a hemodiálise.”

Ambulância

A nova ambulância – modelo 2015 da Renault Master – possui prancha com cinto, maca retrátil, três assentos para auxiliar de enfermagem e passageiros, cilindro de oxigênio e ar condicionado, para realizar o transporte básico, feito pelo TEC.

O TEC funciona desde 2012, através do telefone 0800 400 1105, para realizar especialmente o transporte de pacientes para serviços de saúde como fisioterapia, exames laboratoriais e consultas agendadas em Rolândia ou em Londrina.

Em casos de pacientes com necessidades especiais (deficientes físicos, mentais, com dificuldade de entendimento), assim como para hemodiálise (em Rolândia, Londrina ou Arapongas) e transportes entre as unidades de saúde e o pronto atendimento, entre o pronto atendimento e o hospital São Rafael, é feito o transporte desde que não estejam apresentando nenhum risco de vida.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.