Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estima-se que o pagamento do 13° salário, que deve ser concluído até dezembro de 2018, vai injetar cerca de R$ 12,5 bilhões na economia do paranaense. O montante é equivalente a cerca de 35,4% do total pago na região Sul e a 5,9% do valor que entrará em circulação no Brasil. A estimativa baseia-se em cálculos apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Para o secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade do Paraná, Paulo Rossi, a inserção deste valor é importante pois vai propiciar que o cidadão pague suas contas e tenha mais poder de consumo. “A injeção do 13° salário dá poder de consumo para a população e faz a economia girar, criando mais empregos”, complementa Rossi.

Segundo o estudo, a projeção é que aproximadamente 5,1 milhões de paranaenses sejam beneficiados com o pagamento do 13° salário. Dentre eles, 59,7% correspondem a trabalhadores do mercado formal, celetistas ou estatutários, enquanto pensionistas e aposentados do INSS representam 38,4%. Os trabalhadores domésticos são a menor parcela - somente 1,8% do total.

“Essa injeção de recursos deve aquecer setores importantes para crescimento da economia, como comércio, serviços e turismo.” explica Suelen Glinski, economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade.

Para chegar a esta estimativa, o Dieese reuniu dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho. O Dieese também considerou as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estudos de impacto apresentados pelo Dieese consideraram apenas trabalhadores formais, e não levam em conta os autônomos, assalariados sem carteira ou tralhadores de outras formas de inserção no mercado.

A maior parte dos recursos destinados ao pagamento do 13° no Paraná caberá aos trabalhadores do setor de Serviços, que inclui a administração pública. Sozinho, este setor deve receber 59,3% do total. Em seguida estão os setores da Indústria (20,3%) e Comércio (15,2%).

Brasil

No país, estima-se que o pagamento do 13° salário injetará mais de R$ 211 bilhões na economia. Este montante é equivalente a cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com o Dieese, a previsão é que aproximadamente 84,5 milhões de brasileiros recebam este benefício.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.