Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisa da Amcham também aponta que 65% dos empresários não terão negócios afetados durante indefinição nas eleições norte-americanas

A aproximação comercial com os Estados Unidos é questão prioritária na agenda dos principais executivos do Paraná, aponta pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba), ​durante encontro do Comitê Estratégico de CEOs & Chairpersons, da Amcham. Na ocasião, 55 presidentes e diretores de empresas do Paraná se reuniram com o Cônsul-Geral norte-americano, Ricardo Zuniga, para debater a relação Brasil/Estados Unidos.

​Mais de quatro em cada cinco empresários e executivos pesquisados, ou 82% do total, avaliam como prioritária a intensificação das relações entre os dois países. Ainda sobre a aproximação, 76% consideraram a flexibilização nos acordos comerciais o principal tema a ser tratado pelo próximo governo norte-americano.

No encontro, Zuniga afirmou que o Brasil é peça-chave na aproximação dos Estados Unidos com os países das Américas. "Temos vários pontos em comum, como um forte estado democrático e presença marcante de diferentes grupos de imigração, e isso facilita muito o diálogo e o avanço na relação bilateral".

Em contrapartida, a indefinição das eleições presidenciais nos Estados Unidos não parece afetar diretamente os negócios no Paraná. Para 65% dos empresários que responderam a pesquisa, este momento não trouxe impacto nas perspectivas de investimentos.

A pesquisa constatou também que o estreitamento de laços com os Estados Unidos vai além das relações comerciais. Metade dos entrevistados afirmou que a prioridade é o intercâmbio comercial, mas outros segmentos também atraem os empresários paranaenses, como os setores Educacional (44%), Tecnológico (29%) e Regulatório (26%).

Segundo o Cônsul-Geral, os setores que possibilitam uma maior convergência entre os Estados Unidos e o Brasil são o da Tecnologia, Saúde, Infraestrutura, Energia e Agronegócio.

Informações Amcham-Curitiba

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.