Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de 1º de janeiro, entra em vigor a nova Lei Geral da Micro e Pequena Empresa com mais de 81 pontos de inovação. O principal é a universalização do Simples que vai beneficiar mais de 140 atividades ligadas aos setores de serviços, indústria e também ao profissional liberal, com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. A revisão da lei vai reduzir a carga tributária em aproximadamente 40% ao unificar oito impostos federais, estaduais e municipais num único boleto.

“As alterações na legislação do Simples Nacional têm a intenção de melhorar o sistema de tributação. A substituição tributária poderá dar um fôlego para as empresas que já estavam enfrentando dificuldades em um mercado ao longo do ano”, analisa o professor de Ciências Contábeis da Faculdade Mackenzie Rio, Edmilson Machado.

De acordo com ele, embora o mercado já venha exigindo mudanças na legislação do Simples Nacional há algum tempo, essas alterações precisam ser analisadas mais detidamente.

“Uma das questões modificadas pela nova lei, o aumento de novas atividades permitidas no regime, foi uma boa iniciativa para o setor. Porém, a não atualização dos limites de enquadramento dessas atividades pode ser um problema. E ainda, os percentuais que devem ser aplicados a esses novos serviços precisam de uma maior análise. Por isso, reforço a necessidade de um planejamento tributário, para confirmar se haverá redução no valor dos impostos. Em alguns casos, haverá ganhos, mas em outros não, ” explica.

Edmilson Machado é professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Mackenzie Rio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.