Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ter um cartão de crédito pode trazer facilidades, mas se a praticidade não vier acompanhada de uma boa dose de responsabilidade, você pode se ver em apuros com uma dívida enorme. Se você optar por usá-lo, deve ficar atenta para não perder o controle das finanças.

“O cartão de crédito representa facilidade, comodidade e acesso a crédito sem burocracia. Quem não o possui tem menos poder de negociação”, afirma Alcidney Sentallin, professor de Finanças do IBE-FGV e consultor de negócios.

A questão da praticidade é um chamariz para que as pessoas busquem o cartão de crédito, mesmo com receio dele se tornar uma fonte de dívidas.  “O risco é a forma de utilização. Use-o com moderação e bom-senso, afinal, não existe almoço grátis. Tenha cuidado com fraudes. Se fizer compras pela internet, veja se o site é confiável. Não use o rotativo do cartão de crédito. Se a fatura não estiver de acordo com o orçamento, a pessoa terá problemas”, diz Sentallin.

Fique sempre alerta aos juros do cartão. Segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média de juros cobrada subiu de 441,76% ao ano em maio para 447,44% ao ano em junho. Quando você não paga o valor total da fatura, são estes os juros cobrados pela operadora.

“Não use crédito pessoal em cartão de crédito e nem o rotativo. Saia da dívida do cartão o quanto antes”, recomenda Sentallin. Segundo ele, quem se endivida deve parar de usar o cartão e renegociar as dívidas de acordo com o orçamento. Se você tiver mais de um cartão de crédito, dobre os cuidados. Você terá que arcar com mais tarifas e anuidades, o que pode levar à desorganização financeira.

Se tiver filhos crianças ou adolescentes e quiser contribuir com a educação financeira deles, você pode recorrer ao cartão de crédito pré-pago. Com ele pode ser mais fácil controlar os gastos, já que você só pode gastar o valor carregado. Em viagens para outros países, ele possui a vantagem de proteger contra a variação cambial e ser mais seguro do que carregar moeda estrangeira em espécie.

A mesada dos filhos também pode ser depositada no cartão pré-pago. Dessa forma, eles terão uma quantidade limitada de dinheiro para usar e terão que gerenciá-la. É um jeito de adquirirem disciplina e aprenderem a não gastar mais do que têm. O quanto antes os jovens entenderem a importância de cuidar bem do dinheiro, mais rapidamente poderão conquistar a independência financeira e realizar seus sonhos.

Fonte: Finanças Femininas

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.