Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Planejamento e organização ao longo do ano são importantes para virar o ano com tranquilidade

Dezembro chegou. O fim do ano é um período de festividades, férias, alegria, momentos de confraternização e de estar em família. Porém, esses momentos trazem gastos extras, além das necessidades de quem tem crianças, por exemplo, com uniforme e material escolar. Como administrar as finanças neste período, de forma a virar o ano com tranquilidade?

O economista Humberto Felipe Foto: Julia Beck – Canção Nova

Quem trabalha com carteira assinada pode usar o 13º salário para o pagamento das contas próprias do fim do ano. Quem não tem, precisa se organizar ao longo do ano. Essa é a orientação do economista Humberto Felipe.

“Como são muitos os gastos extras no fim do ano, é prudente fazer um bom planejamento tanto das despesas de fim de ano, quanto do início do ano seguinte, como IPVA, IPTU, matrículas. É bom lembrar que no fim de ano predomina o tom vermelho, mas é sempre prudente entrar o ano novo no azul. Para não ter dissabores na virada do ano planeje com cuidado suas despesas.”, alerta.

O administrador Tiago Assad é casado e tem três filhos. Ele conta que organiza sua vida financeira ao longo do ano, para não ter dor de cabeça quando o fim de ano chega:

 “Tenho uma planilha na qual anoto as minhas receitas e as minhas despesas ao longo de todos os meses. Procuro gastar menos do que eu recebo, e reservar mensalmente uma quantia, justamente para os gastos de fim de ano. Quando chegam essas contas anuais, eu já tenho o dinheiro em mãos. Quem não faz isso, acaba tendo que fazer empréstimos, ou pagar multas e juros.”

Uso do 13º

Humberto Felipe orienta que, ao receber o 13º, o trabalhador observe sua real necessidade:

“Se a pessoa tem dívidas, é bom pagar antes as contas atrasadas. Se está devendo, preocupe-se primeiro em honrar seus compromissos. Se tiver uma sobra, previna-se das despesas do início de ano. Coloque no “papel” todos os gastos obrigatórios (dívidas, IPVA, IPTU, matrícula, etc.). Relacione o quanto de dinheiro tem para pagar essas despesas. Faça uma simples conta aritmética: dinheiro na mão menos despesas. Sobrou dinheiro? É com essa sobra que você deverá contar para as festas de fim de ano. Só então pense nos presentes e nas festas.”

O economista lembra que se a pessoa não tem dívidas, deve relacionar os gastos de início de ano e diminuir do dinheiro que tem disponível, mas atento a não gastar tudo o que sobrou.

“É sempre prudente ter uma reserva para necessidades em caso de urgência e mesmo para ajudar na aposentadoria. Se tem um dinheirinho sobrando, guarde um pouco para o futuro.”

Prioridades

O fim do ano é uma época de reflexão em vários aspectos da vida, e também a área financeira deve entrar nesta análise. O ‘aperto’ ou a ‘tranquilidade’ da vida financeira de cada um, ao final do ano, vai depender de como o dinheiro foi empregado ao longo de todo o ano.

“A melhor forma de gerir o dinheiro é fazer um bom planejamento. Mas, não se preocupe! Fazer o planejamento financeiro familiar não exige conhecimento de finanças. Exige apenas disciplina e conhecimento das famosas contas de somar e diminuir.”, observa o economista.

O administrador Tiago Assad, esposa e filhos. Foto: Arquivo Pessoal

Assad lembra que o que rege seu hábito de lançar os gastos da família na planilha são suas prioridades:

“Quem tem muito dinheiro, não precisa se organizar muito. Mas quem tem pouco, precisa fazer render aquilo que tem. É uma questão de escolhas. Você tem que ter claro o que é prioridade da sua vida, e ter isso como meta. Algumas pessoas, por exemplo, querem viajar. Outras, querem comprar um carro 0km. Você tem que focar no que quer e abrir mão das outras coisas.”

O administrador e pai de família conta que não dá pra julgar o que é certo ou errado. O que existe é a prioridade. E fazer o planejamento é muito importante para observar onde o dinheiro está sendo gasto:

“É a planilha que a gente faz que vai mostrar a realidade. Por exemplo, você pode estar gastando muito em roupas, mas roupas não serem uma prioridade para você, e você não percebe isso. Vai gastando aos poucos, e não percebe. Mas quando vê a planilha, se dá conta de que você está gastando mais com roupas do que com alimentação. Ou você percebe que a manutenção do seu carro tá muito cara, e já está na hora de você trocar de carro, porque esse carro já está te dando prejuízo. O financeiro vai guiando toda sua vida prática.”

Como fazer a planilha?

O economista Humberto Felipe dá dicas de como fazer uma planilha de receitas e despesas:

“Primeiro, coloca-se no papel os valores que entram no mês e, de outro lado, se faz uma relação de todas as despesas do mês, começando com aquelas obrigatórias: aluguel, prestação da casa, água, luz, telefone, alimentação, etc. em seguida as não obrigatórias e eventuais. Depois, é só somar as despesas e diminuir da receita (o valor do salário para a maioria das pessoas). É uma simples conta de mais e menos.”

O especialista lembra que existem despesas que são sazonais, como o seguro do carro, ou o IPVA:

“Faça uma reserva de dinheiro para essas despesas durante o ano. Por exemplo, imagine que o valor do IPVA seja de $2000. Se guardar $170 reais todo mês, no início do ano você terá o dinheiro para pagar esse imposto e ainda vai sobrar 40 reais para tomar um lanchinho com a família, simples assim.”

É importante também reservar algum valor para emergências e pequenos aborrecimentos, como situações de saúde, ou de manutenção de casa, por exemplo.

“Quanto guardar? Depende de cada um, mas o prudente seria entre 20 e 30%. Para as pessoas que já recebem seu salário há mais tempo e não têm ainda o hábito de poupar, a sugestão é que iniciem guardando 10% da renda e aos poucos vá aumentado para chegar aos 20 ou 30%. Os que estão iniciando a agora, criem o hábito de guardar no mínimo 20% do salário ao longo de cada mês.”

Denise Claro/Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.